Olá a todos!!
Vou colocar a minha situação particular porque alguém podendo responder, também possa ajudar a outros em situação parecida com a minha. É o seguinte:
Por conta da tabela do imposto de renda não ter sido reajustada esse ano, pela primeira vez extrapolei o teto de isenção e tive que fazer a declaração. Declarei tudo certinho a respeito de 2015 e foi uma declaração super simples.
Mas, nesse de 2016 ano, além da poupança, comecei com investimentos mais "sofisticados" como Tesouro Direto, ações e FIIs.
Só que está previsto que eu tenha uma queda nos meus rendimentos, porque vou perder um adicional do meu salário nos próximos meses e tudo indica que ficarei abaixo do teto de isenção nos próximos anos (sou servidor público).
Aí vem a minha pergunta: ficando eu abaixo da linha do teto no próximo ano, devo mesmo assim fazer a declaração por conta dos meus rendimentos? Se nesse caso essa declaração não for feita, terei problemas em declarar esses investimentos em anos posteriores, caso eu precise?
Brigado pela leitura e tomara que eu não tenha complicado demais a exposição da minha dúvida.