Ola pessoal!
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao @Huoya o trabalho, atençao e dedicaçao a esta area.
Tenho uma sugestao para uma ideia futura de complemento à diversificaçao de Stocks: ao percorrer esta secçao, vejo que ela esta completissima e minunciosamente detalhada (as vezes ate demais, para quem é leigo como eu), mas contendo "apenas" empresas do mercado Americano.
E antes que o pessoal diga: "APENAS?". E nao chega nao? Eu respondo... é, chega e sobra, e com esta informaçao da para montar mais de 100 carteiras de boas empresas para cada um com a maior das diversificaçoes.
Mas para quem ta na Europa como eu, seria interessante ver representadas algumas das excelentes empresas que existem fora do mercado de Stocks Americano. Dou como exemplo a Nestle, a Bayer, a Samsung ou a Sony.
E tambem por outra razao (ja diz @Bastter e o Peter Lynch): para ser Socio, voce tem que conhecer a empresa. Entao quais as empresas que melhor conhecemos? As que vemos diariamente e na comunidade "local" em que vivemos.
Ja percorri a area de açoes das empresas representadas no Bovespa, e esta excelente, e da para ver atraves dos comentarios dos foristas que ha muita gente com bom conhecimento sobre quais as melhores empresas para investir.
E ajuda muito o fato de conhecer a realidade dessas empresas no dia a dia, pois antes de entrarmos deste mundo financeiro, ja temos uma opiniao formada sobre muitas delas quase desde nenem.
Por muito que alguem aprenda os fundamentos de empresas de outros mercados, nunca sera a mesma coisa investir em empresas "la bem longe", que nao impactam o nosso dia a dia.
Entao eu deixo algumas sugestoes de emmpresas a incluir na bastter.com que talvez valha a pena se tornar Socio:
Japan Exchange Group - NIKKEI 225:
- Nikkon
- Olympus
- Konika
- Sony
Shanghai Stock Exchange - SSE
- Tsingtao
- Air China
- Sinopec
London Stock Exchange - FTSE100, FTSE225
- BP
- Easyjet (companhia aerea lider na Europa)
- HSBC
- Rolls Royce Group
- Vodafone
Euronext 100 - inclui o AEX Holandes, CAC40 Frances, o BEL20 Belga e o PSI20 Portugues:
- AXA
- Air Liquide
- BNP Paribas
- Christian Dior
- EDP
- ING Groep
- J. Martins
- JC Decaux
- LOreal
- Legrand
- Peugeot
- Renault
- Royal Dutch Shell
- Saint- Gobain
- Schneider Electric
- Societe Generale
- TNT
- Unilever
Deutsche Boerse - DAX30:
- Adidas
- Allianz
- BASF
- Bayer
- BMW
- Continental
- Daimler
- Deutsche Bank
- Deutsche Post
- Deutsche Telekom
- E.ON
- Fresenius
- Henkel
- Linde
- Lufthansa
- Munich Re
- SAP
- Siemens
- ThyssenKrupp
- Volkswagen
- Vonovia
SIX Swiss Exchange:
- ABB Ltd
- Adecco Group AG
- Baloise Holding AG
- Danone
- Logitech International AG
- Nestle AG
- Novartis AG
- Roche Holding AG
- Schindler AG
- The Swatch Group AG
- UBS Group AG
- Vifor Pharma AG
- Zurich Insurance Group AG
Korean Stock Exchange - KOSPI:
- Samsung Electronics
- Hyundai Motors
- SK Hynix
Desculpe a extensao do texto e tambem a falta de acentuaçao...teclado Alemao.
Eh, a bastter.com ja e mundial. Vao ter que viver com isso! :)