Olá pessoal
No prédio onde moro existem duas garagens.Em uma delas os moradores tem vagas certas e podem dispor de seus carros livremente, não necessitando movimentar carros dos vizinhos.Entretanto, na garagem onde fica o meu carro, duas das vagas são presas, sendo necessário manobrar o carro da frente para poder sair. Os moradores não querem pagar um manobrista, atém porque apenas 4 unidades (num total de 9), sofrem com o problema. O síndico baixou uma norma proibindo os porteiros de manobrar os carros. O morador deverá ser chamado para manobrar seu carro a qualquer hora do dia ou da noite ou, se quiser, deixar uma autorização por escrito, permitindo que os porteiros e vizinhos manobrem seu carro. Nem todos os porteiros sabem dirigir veículos e todos os carros da minha garagem são automáticos (não podem ser empurrados), à exceção do meu, que é manual. Não sei dirigir carro automático e não acho correto que eu tenha que manobrar o carro dos outros. Eis as dúvidas:
1- O funcionário do prédio pode ser porteiro e manobrista ao mesmo tempo? Se sim, recebe um adicional por esse serviço? Um leigo me informou que o condomínio só é obrigado a pagar percentual da função de manobrista em prédios com mais de 12 unidades.
2- Posso obrigar o condomínio a ter porteiro manobrista, já que os carros precisam ser movimentados?
3- É correto eu ter que incomodar o vizinho, a qualquer hora do dia ou da noite, para pedir que manobre seu carro para eu poder sair? E se ele não estiver em casa?
Pego táxi e cobro a corrida do vizinho? E se eu estiver em uma situação de emergência, com uma pessoa doente?
4-Caso os moradores assinem um termo autorizando o porteiro a manobrar o carro, o condomínio pode ser acionado na justiça ou ser multado por não pagar adicional desse serviço?
obrigada
Ana Claudia