O setor possui 63 empresas, sendo 22 consideradas "estudáveis" aqui na Bastter. A distribuição destas 22 empresas nos sub-setores e segmentos segue conforme gráfico abaixo.
*Englobei em "comércio" os sub-setores "Tecidos. Vestuário e Calçados" e "Utilidades domésticas", para efeito de análise de riscos.
É notável que a maior quantidade de empresas está voltada para o comércio. Estamos falando de venda de roupas, calçados, eletrodomésticos, moda... coisas úteis e também bugigangas que as pessoas compram.
Os outros sub-setores me parecem não ter grande relação com o consumismo das pessoas:
- Aluguel de carros se dá por necessidade de transporte ou algum serviço
- Serviços educacionais estão mais ligados a desenvolvimento e carreira dos indivíduos
- Mídia pode ser entretenimento do cotidiano, notícias ou alguma coisa relacionada à educação
- Shows e eventos são um lazer mais esporádico
- Turismo é lazer também, mas daquele tipo que se planeja com vários meses de antecedência
Minha hipótese é que é possível concentrar a carteira de ações neste setor, desde que se tenha o cuidado de se diversificar dentro dele, em especial o comércio.
O único risco que eu estou enxergando como potencial para o setor inteiro, algo que afetaria ao mesmo tempo uma loja de calçados, uma faculdade e o turismo, seriam fatores macroeconômicos. Mas uma crise não sei se conta. Afeta também quase todos os outros setores: construção civil, bens industriais, materiais básicos, telecomunicação, etc. A diversificação dentro de renda variável não te protege muito bem em uma situação de crise.
Se a ideia da diversificação da carteira é ficar com pequenas porções de patrimônio expostas a diversos riscos diferentes, não vejo como tão maléfica a concentração (ponderada) no setor de consumo cíclico. O que vocês acham?