@Fernando.Mizobuti, gostaria que vc me tirasse uma dúvida sobre venda antecipada. Eu fiz algumas simulações sobre venda antecipada e cheguei a duas conclusões:
1) Se meu objetivo é a compra de um bem (Carro ou Casa) em 7 anos e eu comprei uma LTN com taxa de 16%, levando até o vencimento eu consigo comprar o bem. Supondo que se passam 3 anos e haja uma queda nos juros, de forma que os títulos se valorizem a ponto de eu já ter o dinheiro para a compra do bem, é vantajoso fazer o resgate antecipado pois vou adquirir o bem em menos tempo. Concluí que neste caso valeu a pena vender antecipado.
2) Se meu objetivo é especular com TD, caso eu venda antes haveriam dois cenários:
2.1) Eu retirar para aplicar em algo mais rentável. Fica a pergunta: se havia algo mais rentável por que especular com TD?
2.2) Eu retirar para colocar em renda fixa com taxa menor para "garantir" o que já ganhei. Mas nesse caso seria melhor ficar com a taxa da LTN.
Em um vídeo do @Bastter ele falou que indivíduos extremamente inteligentes conseguiriam ter ganho com esta estratégia, mas não consigo ver nenhum ganho a menos que seja para antecipar a aquisição de algum bem.
@Fernando.Mizobuti, existe algo que eu não considerei e tenha me levado a estas conclusões?
Agradeço desde já.