1) Tenho 16 anos, comecei a trabalhar mês passado, estou com 2 empregos, um formal e outro informal, renda média de uns 900 reais, a principio pretendo pegar firme nos estudos, passar me uma pública em São Paulo(moro em Florianópolis e estudo em um colégio publico, porem estudei mt tempo em particular, então tenho uma base boa, e estudando em casa absorvo muito mais conhecimento), ao me mudar para São Paulo tenho onde morar la.
2)Pretendo parte da grana aplicar pensando em resgatar em 3 ou 2 anos, outra parte pensando daqui uns 30, 40 anos. O interessante seria aplicar esse a médio prazo em renda fixa(quais são as melhores? Tem algum link para eu estudar mais sobre os diferentes investimentos de renda fixa?) e a longo prazo diversificar em ações, renda fixa e FIIs?
3)Qual a importancia das corretoras? Como escolher uma boa e quais vocês indicam?
4)Links para estudar quais são os critérios para escolher uma boa empresa para comprar ações por favor.
5)Qual seria o nome do conjunto de todos os meus investimentos, renda fica, carteira de ações, etc...
6)Colocando, por exemplo, 200 p/mes em CDI, CDB, TD... Eu coloco 200 em janeiro de 2017, no mês seguinte mais 200 e assim por diante, quando que pagarei IR? E se após os 2 anos eu querer manter a aplicação? Ainda assim pago?
7)Só devo pagar o IOF sobre a minhas ações quando vende-las né?
Obrigado!