Primeiramente, bom dia a todos os membros da comunidade e desde já agradeço por qualquer orientação que me queiram dar.
Meu nome é Renan, tenho 26 anos e moro no exterior (Colômbia). Meu conhecimento sobre investimento é absolutamente zero. Como muitos jovens adultos do Brasil e daqui da Colômbia também, ainda não tenho imóvel próprio e moro com meus sogros.
Não tenho dívidas e sempre soube economizar para adquirir as coisas que quero sem necessidade de estar recorrendo a parcelamento, cartão de crédito, empréstimo, financiamento, etc., incluindo viagens, computador, móveis, etc.
Porém, agora gostaria de ir além da poupança e começar a investir para colocar o dinheiro "para trabalhar para mim" e gerar uma pequena renda fixa. Inicialmente gostaria de uma renda fixa de R$100/mês para ir aumentando-a gradativamente ao longo de 10 anos até chegar a R$1000/mês.
Não sei se isso é possível em tão pouco tempo com a quantidade de dinheiro que tenho e por isso gostaria da orientação de vocês para responder às seguintes perguntas:
1. Supondo uma renda fixa mensal (salário) de R$1.000 já descontadas todas as despesas com necessidades básicas como moradia, alimentação, saúde, transporte, etc. mais uma poupança que tenho, quanto é indicado investir? Sendo franco e realista, qual é a quantidade mínima necessária para iniciar um investimento que atinja esse meu objetivo inicial de R$100/mês?
Vi em alguns vídeos do Bastter que nunca se deve investir mais do que seria tolerável perder, mas no meu caso estou buscando investimentos de baixo risco, mesmo que isso signifique ganhar menos.
2. Como moro no exterior e não planejo voltar a me estabelecer no Brasil por enquanto, só posso investir à distância e de preferência online. É possível investir assim, sem ir presencialmente a uma corretora?
3. Se a resposta à pergunta anterior é sim, o que é necessário para começar?
Atualmente tenho uma conta poupança no Bradesco e só. Nunca usei uma conta corrente e cartões, até hoje, só usei os de débito. Se puder evitar um cartão de crédito, evitarei. Se eu pudesse, moraria numa caverna.
4. Finalmente, que tipo de investimento vocês recomendam para um principiante como eu? Estou pensando em começar pelo Tesouro Direto, mas não tenho certeza de que esta é a melhor opção no meu caso e gostaria de ouvir opiniões.
Novamente, obrigado!