Galera, meu primeiro tópico aqui e confesso que estou perdido nesse mar de conhecimento. Como é um área de iniciante, sinto-me mais confortável para fazer esse tipo de pergunta.
Sou estagiário. Ganho R$ 1,000 temers por mês. Olhando sites de economia, mostraram uma divisão de 50/30/20 seria ideal para higidez da saúde financeira.
50% para gastos essenciais;
30 % para torrar como quiser;
20% para poupar/pagar dívidas.
Como eu sou um estagiário que ganho migalhas, é óbvio que jamais farei isso, pois estou me concentrando em me valorizar, gerar valor em mim, com cursos, etc.
E considerando que tenho 23 anos, solteiro e sem filhos, minhas despesas fixas são apenas 35% dos meus R$1.000,00. Nesses 35% está incluída toda minha manutenção pessoal, desodorante, graxa para sapato (trabalho de social), curso, conta de telefone, barbeiro, listerine, etc...
SÓ QUE AQUI MORA A GRANDE QUESTÃO:
Como só gasto 35% do meu salário com despesas fixas, sobram-me 65%. Considerando que aquela divisão preside que são 20% para lazer, restam-me 5%. AÍ QUE TENHO DÚVIDAS.
Vocês acham que com 23 anos, morando com os pais, solteiro (namorando, mas minha namorada é caseira e sovina tb), sem filhos, DEVO INVESTIR FORTEMENTE esses 45% em estudos ou dividir esses 45% em: 30% educação (como propõe aqueles sites) e 15% aportar?
Vocês acham que na minha atual condição vale pena aportar 15% de R$1.000,00, ou seja, R$ 150? Esses R$ 150 não poderia ser utilizado como lazer, sei lá, comprando roupa para o trabalho, etc...
O que vocês acham? Acham que eu devo poupar realmente R$ 150/mês? Ou pegar esses R$ 150 e também investir numa educação, em roupas para trabalho?
Estou no caminho certo? O que me aconselham?
Obrigado pessoal, estou adorando o site.
Abraço.