Comecei a seguir a filosofia Bastter no começo do ano, após ter acumulado no ano anterior e ter perdido tudo numa operação alavancada por seguir umas indicações aí do radar do boi e do vampirus e eu já estava xingando ações e no máximo que iria fazer era ficar só na renda fixa com medo de perder tudo de novo, bola pra frente, superei e consegui recuperar e agora estou vendo os primeiros frutos de ser sócio de boas empresas sem se preocupar com cotação.
Mas pudera, informação de acumulo de patrimônio é raro e eu achei por acaso os vídeos do Bastter, como iniciantes somos bombardeados com desinformação do sobe e desce e gira gira patrimônio. Após 7 meses finalmente sinto que a filosofia bastter deu certo!
No começo o mais difícil foi vencer a ansiedade e esquecer cotação e dava vontade de aportar cada vez mais todo mês, agora isso está sob controle e eu nem vejo mais cotação, consegui pagar todas as minhas dívidas e construir a reserva de emergência. Obrigado Bastter e a toda a comunidade por abrir os meus olhos.
No momento, todo o meu patrimônio está concentrado em Ações e RE, sei que devo diversificar e vou diversificar pelo menos com TD e FII e imóveis (estou construindo em um terreno para alugar), mas eu quero ficar pelo menos 12 meses somente com ações para eu entender melhor como funciona a dinâmica e possa ter uma amostragem do pagamento de dividendos (eu explicarei embaixo o motivo).
Quero montar a minha própria empresa de games, é algo que sonho há muito tempo, mas sempre joguei isso pra frente porque sempre surge algo importante como sobrevivência, faculdade, casamento e etc. Criar um game é algo que demora tempo, coisa de 1 ou 2 anos com dedicação integral para conseguir lançar um jogo completo de pequeno porte, ainda mais sozinho ou até mais tempo para começar a entrar faturamento e sem garantia de que irá vender, é como lançar um livro. Minha carreira já está consolidada em outra área e virei sócio da empresa que trabalho, mas não é o que eu quero para mim. Estou estudando para conseguir montar a minha empresa de jogos que é o meu sonho desde moleque e sei que muitos desafios virão pela frente. Já criei vários jogos no passado como hobbie e esse ano comecei um curso técnico de 2 anos para colocar a mão na massa já de forma casual após o trabalho e durante o fim de semana ano que vem vou começar outro de desenho para que eu possa criar algo mais bonito até a empresa ter recursos para que eu possa contratar gente.
O ideal para que esse projeto tenha mais chances é que eu ficasse dedicado nele 100% do tempo, mas não é possível agora porque dependo do meu trabalho para sobreviver.
Minha visão para os investimentos é investir para sempre e tive uma ideia maluca aqui.
Como disse acima, esse ano quero deixar 100% do patrimônio em ações para entender o comportamento e os dividendos, seria bom se eu conseguisse garantir pelos menos uns 2 anos de sustento para que eu possa me dedicar ao meu projeto pessoal de forma integral.
Somando os dividendos de 7 meses de aportes em ações (tive que tirar 2 meses para finalizar o financiamento do carro que agora está pago então conto como 5 meses e não quero saber de financiamento nunca mais pra isso, o carro já está pago e já tenho RE) e isso paga até o momento por mês, 0.5% do meu salário ao mês (se dividir do valor pago até agora por 12).
Pensei na seguinte hipótese: Ir aportando somente em ações até alcançar 200% do meu salário pago em dividendos para sobreviver e continuar aportando e eu estimo que isso aconteça em uns 7 anos (sem garantia nenhuma porque é renda variável) e a partir daí, começar a aportar todos os dividendos na diversificação como TD e FIIs e largar o meu trabalho atual e a sociedade arriscada (vender minha parte) para ter dedicação integral no meu projeto.
Talvez o fato de ter aprendido muito aqui no site, eliminar todas as dívidas e ter uma reserva emergencial e não precisar usar o patrimônio acumulado tenha me dado segurança para finalmente depois de mais de 10 anos só pensado, eu conseguir parar de postergar e correr atrás desse meu projeto.
Essa ideia maluca dos 200% do que eu ganho hoje em dividendos é só uma ideia não madura.
Outra ideia que tive foi de acumular esses 2 anos no TD e ir usando conforme o tempo, mas não me parece uma ideia muito sustentável porque com o tempo o dinheiro irá acabar.
Esse tipo de empresa só terá um retorno financeiro por projeto, ou seja, no começo a cada 1 ou 2 anos e depois com mais pessoas já é possível reduzir esse tempo e trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo.
Aceito sugestões de como eu poderia daqui alguns anos largar o meu trabalho e poder me dedicar somente a minha empresa de forma sustentável por pelo menos 2 anos, se é que isso é possível.