Operei (caótica e erradamente) por talvez uns 10 anos: Ações, Opções, FIIs, TD, fundos DI, etc.). Meus controles paralelos indicam que tive prejuízo nesse rolo todo, por isso nunca me preocupei ou declarei coisa alguma até esse ano, quando reuni mais recursos, comecei a estudar, levar a sério e a ter lucro.
A primeira vez que declarei algo qualquer coisa relacionada a investimentos foi agora, exercício de 2016. Mas só declarei os ativos em carteira em 31/12/2016 (em Bens e Direitos), os proventos recebidos (Div, JCP, Rendimentos de FIIs - em rendimentos isentos) e só. A declaração passou tranquilamente, talvez porque eu tinha imposto a pagar.
O Bastter.com está me trazendo muito realismo e tranquilidade. Quero esquecer esse passado sombrio e ir para a luz, mas, principalmente, não quero "treta" com o Leão.
A corretora vai mandar todas as notas de corretagem existentes com o meu CPF (desde a primeira operação)
1. Faço uma declaração retificadora agora lançando todas essas operações ou deixo para 2018?
2. TD é retido na fonte, então só registro em bens e direitos os títulos existente na próxima declaração?
3. Fundos DI (único produto que tenho hoje) e CDB (já tive no passado), vale a pena ir atrás e retificar/declarar agora?
Para o Bastter System (desculpa estar fora do tópico, mas está relacionado) eu registro movimentação por movimentação desde o começo quando tiver em mãos todas as notas de corretagem?
Obrigado.