Estou terminando de ler o livro 'A bola de neve'' sobre a vida do buffett, que muitos aqui já devem ter lido e uma coisa me chamou a atenção:
Durante grande parte do livro, depois que Buffett fechou suas sociedades e começou a agrupar tudo na BH, sempre dizem o valor das ações, que subiram tantos porcento durante tantos anos, que houve alta nas ações da BH, etc... e depois, muito depois, numa passagem, diz que Buffett tinha decidido, finalmente, abrir o capital da BH.
Ai me complicou o cérebro.
Tudo bem você ter uma empresa S.A., composta de ações, que não são negociadas na bolsa. Mas como essas ações mudam de preço?
Não sei se minha duvida está clara.
A conclusão que cheguei, basicamente, é que ele tinha uma empresa cujo capital era composto de ações (uma S.A.) e essas ações eram compras e vendidas de pessoa para pessoa, e esses negócios eram grandes e em quantidade suficiente para que houvesse volatilidade no preço da ação.
No Brasil é possível fazer isso com tamanha facilidade? Eu acreditava, sem conhecimento nenhum, que qualquer compra e venda de ações de uma empresa não listada na bovespa tivesse que passar por toda a burocracia de uma venda de cotas de uma LTDA, por exemplo. Mudança em contratos sociais, etc... O que basicamente impossibilitaria essa volatilidade no preço das ações e talvez esse próprio mercado, dada a dificuldade de transacionar nele.
É possível criar esse ''mercado secundário'' de ações então? Basicamente essa é minha duvida. Tanto no Brasil como nos EUA, que devem ser bem diferentes quanto a isso.
ps: duvidas apenas a titulo de curiosidade, não tem nada a ver com meus investimentos presentes ou vontades de investimentos futuros rsrs