Hoje fui correr e fiz um treino regenerativo. O legal do regenerativo é que dá tempo da mente viajar e pensar em um monte de coisas. Hoje fiquei pensando nas semelhanças entre a corrida (ou qualquer esporte, acho) e o mundo dos investimentos:
### Semelhanças entre o esporte (vou usar a corrida como exemplo) e os investimentos: ###
1) Ao longo da corrida, você vai passar por vários outros corredores. O tipo de treino que você está fazendo (regenerativo, tiros, resistência etc.) só interessa a você e a mais ninguém. O tipo de treino que os outros estão fazendo não lhe interessam.
(Os seus investimentos só interessam a você e a mais ninguém. Os investimentos dos outros não te interessam)
2) O que vai te deixar em forma não é fazer um treino num pace excelente, dando um gás absurdo e depois nunca mais treinar. O que vai te deixar em forma são pequenos incrementos ao longo do tempo.
(O que vai te enriquecer são pequenos aportes, investidos em valor ao longo do tempo, e não uma única grande jogada em que você ganhará muito dinheiro de uma só vez.)
3) Muito mais importante do que o pace que você consegue atingir numa corrida é ser capaz de manter pelo menos aquele pace durante vários treinos ao longo da vida. Pace não ganha de tempo. =)
(Muito mais importante do que conseguir uma excelente taxa de rentabilidade num determinado mês é manter o investimento em valor no longuíssimo prazo, ao longo da vida. Taxa não ganha de tempo)
4) Não adianta depositar todo o seu físico num único esporte. A corrida precisa de um complemento. Se você não fizer outro(s) esportes complementares, o risco de ter lesões aumenta e você pode sair prejudicado.
(Não adianta investir tudo em um tipo de investimento. Se você não diversificar seus investimentos em valor, pode tomar grandes quedas e perder muito)
5) Não adianta querer fazer grandes corridas se você estiver gripado. Você estará se enganando e no dia seguinte vai ficar pior. Primeiro cure-se da gripe, depois corra.
(Não adianta começar a investir se tiver dívidas. Você estará se enganando. Primeiro pague as dívidas, depois invista.)
6) Para ter saúde, você não precisa ser um mega ultra maratonista. Você precisa de consistência. Treinos menores, consistentes ao longo do tempo são suficientes para te deixar saudável.
(Para enriquecer, você não precisa acertar grandes lances. Você precisa aportar sempre um pouquinho em ativos de valor, consistentemente ao longo do tempo.)
7) Não adianta nada fazer da corrida a sua vida e esquecer as outras "saúdes" - a família, o trabalho, os relacionamentos, as finanças, o estudo etc. Tem que haver bom senso e equilíbrio.
(Não adianta nada fazer dos investimentos o seu mundo e esquecer as outras "saúdes" - a família, o trabalho, os relacionamentos, a saúde física/esportes, o estudo etc. Tem que haver bom senso e equilíbrio.)
8) Para treinar bem, você precisa se informar e estudar um pouco antes. Não é só colocar um tênis velho que tem em casa e começar a correr e querer ser maratonista.
(Para começar a investir, você precisa estudar antes. Não é só abrir conta em uma corretora e começar a comprar ações e querer ser um [REMOVIDO].)
9) Correr para cuidar da saúde exige disciplina e você terá que dedicar tempo à atividade. Não muito, apenas o suficiente. Mas isso às vezes exige alguns sacrifícios, como comer menos algumas comidas que você gosta, mas no longo prazo vale a pena.
(Investir exige disciplina e você terá que dedicar tempo à atividade. Não muito, apenas o suficiente. Mas isso às vezes exige alguns sacrifícios, como deixar de comprar algumas coisas no curto prazo, mas no longo prazo vale a pena.)
10) Acesse a Bastter.com para te estimular a correr e manter os treinos!
(Acesse a Bastter.com para te estimular a investir e manter os aportes!)
É apenas a minha opinião, pessoal. Podem discordar a vontade! :)
Abraços!