ICO (initial coin offering) é o equivalente no mercado de criptomoedas às IPOs de ações. É uma oferta inicial de moedas para o mercado em geral, coisa que pode ser realizada por qualquer um, já que não há um corpo regulatório para criptomoedas.
Atualmente, muitas ICOs estão sendo realizadas para tokens. Tokens são manifestações específicas dentro de uma plataforma blockchain já consolidada, uma rede.
Por exemplo, a Ethereum é uma rede blockchain imaginada para viabilizar contratos inteligentes (smart contracts). Qualquer contrato inteligente na Ethereum precisa gastar Ether (ETH). Várias empresas lançam tokens na Ethereum, os quais são "moedas" conversíveis diretamente em Ether e quase sempre guardadas em carteiras de Ether. Esses tokens são a moeda de troca de contratos inteligentes específicos, para objetivos específicos, e que rodam na Ethereum.
Pense nos tokens como "tickets" ou "ingressos". Para ver um filme no cinema, você troca dinheiro por um ingresso e apresenta esse ingresso na entrada. No caso da Ethereum, o "dinheiro" é o Ether (ETH) e o "ingresso" é o token. Você precisa do token pra usar o serviço rodando na blockchain da Ethereum e, pra adquirir o token, você precisa usar dinheiro.
Observem que, geralmente, os tokens são lançados por startups, cujos proprietários são remunerados principalmente por deter parte desses tokens. Ou seja, nem todos os tokens são ofertados ao mercado na ICO. Em outras palavras, esses tokens se assemelham a "ações" dessa startup: você está investindo no negócio, sua remuneração depende do sucesso do empreendimento e será na mesma proporção que a remuneração dos sócios.
Pois bem, esse texto aqui é bem interessante e sugere que uma maneira inteligente de diversificar entre criptos é comprar tokens que pretendem emular outros investimentos. Atualmente, já há ICOs de dois tokens, lançados por empresas distintas, ambos rodando na Ethereum, que pretendem permitir negociação de ativos do mundo "real" na blockchain. Um desses tokens vai permitir negociação apenas de imóveis; o outro permitirá negociação de qualquer ativo físico, inclusive ações de empresas, imóveis, objetos de arte, etc.
Ao investir nesses tokens, você não investirá diretamente nesses objetos do mundo real, mas no empreendimento da startup, que é viabilizar a negociação de ações, imóveis, etc FORA DA BOLSA OU DE OUTRA PLATAFORMA INTERMEDIÁRIA CENTRALIZADA. Mais importante, com o sucesso desses tokens, sua utilização pelo público em geral, qualquer pessoa poderá comprar frações desses ativos (frações de ações, frações de imóveis, etc).
Enfim, é uma ideia a se pensar.
Hedging Your Bets: New Diversification Models for Crypto Investors