Depois de ter saído do mercado em 2010, fiquei um tempo afastado, mas sempre dava umas olhadas nos sites [removidos] para saber as notícias e como andava a bolsa. Um dia, não me lembro muito bem a notícia que tinha lá, mas falava sobre a recomendação de compra e venda de papeis de uma carteira fundamentalista. Não sei o porque aquilo ali me lembrou dos livros que tinha e resolvi dar uma olhada neles.
Comecei a olhar os livros de analise fundamentalista que tinha comprado e engavetado e percebi que em vários pontos falava-se de buy and hold, tempo de investimento e dividendos. Procurei buy and hold no google para ter uma ideia do que era, apareceu o wikipedia e depois uma discussão da Bastter.com. É claro que não dei bola pra nenhum, queria ganhar dinheiro, e tanto a definição do wikipedia e a discussão da Bastter não se enquadravam no meu contexto.
(Tava meio perdido ainda, com a ideia de ganhar dinheiro em curto prazo, sem fazer trade e usando o B&H) Depois disso fui procurar o que eram dividendos, como ganhar dinheiro com aquilo. Achei um ranking das maiores pagadoras de dividendos e comecei a pesquisar uma por uma no google, o curioso é que sempre aparecia o site da Bastter como resultado. Eu imaginava que fosse entrar na página da empresa e estaria lá, COMPRE, VENDA, NÃO FAÇA NADA, mas não tinha uma tabela com as informações de patrimônio, lucro, divida, ebtida... não entendi nada.
Nesse intervalo conheci aquela que viria a ser minha esposa. Curiosamente o pai dela investia em ações, fazia analise fundamentalista para escolher, e comprava baseando-se nos múltiplos das ações. Começamos a conversar e eu comentei que estava lendo o livro do Benjamin Graham e depois leria Peter Lynch porque queria entender esse negócio de análise fundamentalista direito. Ele conhecia os livros e me presenteou com a Análise de Balanços do WB, falou que talvez eu gostaria daquele.
Cheguei a conclusão que “ganhar dinheiro” e “curto prazo” são coisas que não combinam muito bem na bolsa. Enquanto lia os livros e decidi que montaria uma carteira de ações “sem prazo”, mas como eu escolheria? Parti para a ideia dos dividendos, tinha uma vaga noção sobre aquilo e para mim, empresa que pagava dividendos estava indo bem. Mandei dinheiro pra conta da corretora, abri o site e vi lá, carteira de dividendos, primeira opção JHSF3, comprei!
Segunda opção, EZTC3, para comprar ia ter que mexer nos investimentos, mandar mais dinheiro pra corretora. Fiquei relutante e fui pesquisar mais sobre esse negócio de Buy and Hold, dessa vez no youtube, foi quando trombei com uma palestra do Bastter falando do método dele. Aquilo ali, fazia muito sentido e estava muito alinhado com o que estava escrito nos livros, entender a empresa, saber da saúde financeira, dívida, etc. Pensei, poxa, pode ser por ai o caminho. Abri a página da Eztec da Bastter e comecei a tentar entender aquela tabela que tinha, enquanto isso foi assistindo todos os vídeos do youtube, participar do fórum e dos chats da Bastter.com.
A vida da JHSF3 na minha carteira durou até o dia que entendi a tabela da Bastter, no mesmo dia vendi e entrei de sócio na empresa do Mille... depois disso estou evoluindo mês a mês ainda, entre cada aporte eu estudava o método, como analisar, o que fazer e deixava tudo pronto para a próxima compra. Lembro de um dia que mercado tava uma desgraça de podre e eu queria me desfazer de todas as ações porque estava me convencendo que a bolsa era cassino. Ainda calculava a rentabilidade da carteira, tava em -40%, entrei na Bastter e estava começando um chat do Predador. Em geral ele fazia chat de opções, mas nesse dia ele começou a falar do comportamento do holder na queda.... hahaha.. não poderia ter sido em outra hora. Escutei o que ele tinha pra dizer e depois assisti os vídeos dele no youtube e desde então 5 anos se passaram, não vi nada do mercado ainda, mas está sendo uma evolução diária...