Conforme orientado pelo @Bastter abro um tópico com base num comentário que havia feito no mural da EZTEC.
Não sei se ainda é sardinhice, mas pra mim a única coisa boa dos proventos é que você não reinveste obrigatoriamente na mesma empresa, e sim no que o BS manda, o que leva obrigatoriamente a uma diversificação maior.
Os proventos acabam por equilibrar os aportes.
Recentemente tive gastos extraordinários e não pude aportar por alguns meses. O que entrou de proventos me fez aportar naquilo que tava pra trás. Apesar de não fazer tanta diferença no LP, a sensação de conseguir aportar naquele mês e de ter comprado o que estava pra trás me agrada. O mesmo vale pra FII. Sempre junta um troco (às vezes demora mais de um mês, é verdade), pra comprar alguma coisa, mesmo sem dinheiro novo.
Mas eu já assimilei que no que se refere ao valor da empresa, pouco importa se ela distribui ou não dividendos e esse não é um critério pra mim.
Mas acho bobagem essa coisa de que muita gente fala de que se a empresa distribui muito dividendos ela não é boa pois não tá sabendo (ou conseguindo) investir e crescer. Basta pegar a grana que ela distribui e aportar em outra que tenha esse perfil.
O exemplo da eztec parece ilustrativo: sem ter como pegar o $ para lançar novos empreendimentos ou realizar aquisição de ativos, ela está preferindo distribuir aos seus acionistas, os quais poderão comprar mais ações da empresa (possuindo uma parte maior quando ela voltar a crescer) ou mesmo optar por aportar em outra que não esteja com a mesma dificuldade, de preferência que o BS indique.
Mas, como disse, isso não influencia em nada o processo decisório de escolha de ações para montagem da carteira e nem é parâmetro de escolha. Só um debate livre mesmo...