De um modo geral a área de vendas é muito mais desenvolvida que a área de compras e existem várias técnicas baseadas na Psicologia para alavancar vendas, ou seja, geralmente quem vende tem um preparo maior em relação a quem compra e utiliza um extenso arsenal de técnicas para concluir uma negociação. Uma destas técnicas é a da Escassez que tenta fisgar o comprador através de uma suposta oportunidade única quem tem prazo curto e poucas unidades a venda.
Nesta época em que a IBOV está rompendo o topo histórico e toda a mídia bombardeando com notícias sobre, os experientes vendedores usam da Escassez para o sistema gerar muitos negócios com frases do tipo:
“Aproveite esta janela ou tudo vai ficar caro”
“Oportunidade de carteira de ações com upside de 100% para comprar agora!”
“IBOVESPA é a melhor aplicação dos últimos 12 meses!”
Quem antes estava desconfiado em relação a ações porque nunca se informou direito e agora assiste e lê o noticiário e todo mundo a sua volta a falar sobre, sendo que ele não está fazendo nada em relação a isto, começa a sentir que está ficando para trás e como o ser humano é competitivo por natureza logo pensa “não posso perder esta oportunidade, o mané do meu lado não é mais inteligente que eu e não vou ficar para trás”, pronto, mordeu a isca já que:
O sentimento de perda é o grande trunfo alavancador da técnica da Escassez.
Neste momento ele baseado em um sentimento ou sensação e não na razão entra no mercado e geralmente entra “grande” sem nenhuma base, compra qualquer coisa e aí sabemos o que acontece, compra no topo e vende em pânico no fundo.
Como muito bem resumido pelo Bastter é “muito fácil perder muito” e “muito díficil ganhar muito”, então o melhor para quem tá iniciando é não fazer nada do que fazer algo que não entende. Colocar em risco as economias de uma vida e que vai afetar inclusive a família é um preço muito alto a se pagar.
A regra geral é:
Sempre desconfie de enriquecimento fácil, não seja iludido por promessas, não tome decisões baseado em sentimentos e se faça a pergunta “Se eu descobrisse uma mina de ouro iria sair divulgando isto para todo mundo?” Se a resposta é não porque você acha que alguém faria diferente?