Trechos da entrevista com o “diabo”:
(Estabeleça um plano e siga o plano – Bastter System)
P – Em outras palavras, se não se consegue estar sempre certo, então se deve ser sempre definido? É isso que você está tentando me fazer entender?
R – Essa é a ideia. As pessoas que são definidas, tanto em seus planos quanto em seus objetivos, aceitam derrotas temporárias como sendo um sinal para que façam um esforço maior. Você pode ver por si mesmo que esse tipo de p0lítica está fadada a ganhar, se for feita com convicção.
(o “outro eu” e o Bastter System)
“Repito que não sei exatamente o que é este “outro eu”, mas sei o suficiente para me apoiar nele com um espírito de absoluta fé em tempos de necessidade, quando a razão da minha mente parece inadequada para suprir as minhas necessidades.”
(Nada é garantido. Seja sócio de boas empresas enquanto elas forem boas)
P – Pode uma pessoa que se move com definição, tanto de planos quanto de propósitos, estar sempre certa de alcançar o sucesso?
R – Não. O melhor dos planos, algumas vezes, falha, mas a pessoa que age com definição reconhece a diferença entre a derrota temporária e o fracasso. Quando os planos falham, ela os substitui por outros, mas ela não muda o seu propósito, ela persevera. Eventualmente, ela encontra um plano que será bem-sucedido.
(Taxa não ganha de tempo)
P – Um plano baseado em fins imorais ou injustos será tão bem-sucedido e de forma tão rápida quanto um plano motivado por um senso apurado de justiça e moralidade?
R – Através da operação da Lei da Compensação, todos, sem exceção, colhem aquilo que plantam. Planos baseados em motivos injustos ou imorais podem trazer sucesso temporário, mas sucesso duradouro deve levar em consideração a quarta dimensão: o tempo. O tempo é o inimigo da imoralidade e da injustiça. Ele é o amigo da justiça e da moralidade. O fracasso em reconhecer esse fato como verdadeiro tem sido responsável pela onda de crimes entre jovens do mundo inteiro. A mente jovem e inexperiente pode frequentemente cometer o erro de avaliar sucesso temporário como algo permanente. Os jovens frequentemente cometem o erro de cobiçar os ganhos temporários baseados em planos injustos e imorais, e negligenciam olhar à frente e observar as penalidades que sempre seguem, exatamente como a noite segue o dia.
(Mantendo o controle)
P – Diga-me primeiro qual o seu truque mais inteligente – aquele que você usa para capturar o maior número possível de pessoas.
R – O hábito da alienação.
P – Descreva todos os modos com que você induz as pessoas a se alienarem. Defina a palavra “alienação” e conte-nos exatamente o que ela significa.
R – A melhor definição que posso dar para a palavra “alienação” é afirmando que todas as pessoas que pensam por si mesmas nunca se alienam, enquanto aquelas que não pensam, ou pensam o mínimo possível, são as chamadas “alienadas”. Um alienado é aquele que se deixa ser influenciado e controlado por circunstâncias externas à sua mente. Ele prefere deixar que eu ocupe a sua mente e use o seu intelecto do que ter o trabalho de pensar por si mesmo. O alienado é aquele que aceita qualquer coisa que a vida lhe oferece sem julgar ou lutar por aquilo que quer, porque na verdade ele não sabe o que quer da vida e gasta boa parte de seu tempo tentando justamente descobrir isso!
P – Vá em frente e descreva um típico alienado. Dê a sua descrição ponto a ponto, de forma que eu possa reconhecer um alienado quando estiver próximo de um.
R – A primeira coisa que você notará em um alienado é a sua total falta de propósito sobre a vida.
A sua falta de autoconfiança será evidente.
Ele nunca conquistará nada através do pensamento e do esforço.
Ele gasta tudo o que ganha e gasta ainda mais se consegue crédito.
Ele cometerá os mesmos erros, várias e várias vezes, nunca tirando proveito do fracasso.
Ele será taxativo na condenação do seu g0verno, mas ele nunca lhe dirá definitivamente como a gestão pode ser melhorada.
Ele comerá muito e se exercitará muito pouco.
Ele apostará muito.
Em poucas palavras, o alienado trabalhará duro para não pensar, enquanto outros trabalharão para ter uma boa vida.
P – Você acabou de me dar uma descrição gráfica do alienado. Por favor, me dê uma descrição do não alienado de forma que eu possa reconhecê-lo logo de cara.
R – O primeiro sinal de um não alienado é este:
Ele está sempre engajado em fazer algo definido, através de algum plano muito bem organizado e detalhado, o qual também é definido.
Ele tem um objetivo maior na vida, no qual ele está sempre trabalhando, e muitos outros menores objetivos, todos os quais o levam ao seu esquema estratégico central.
Ele nunca oferece um álibi para suas deficiências.
Ele nunca culpa os outros por seus erros, mesmo que eles mereçam.
A característica mais marcante que distingue um não alienado é esta: ele possui uma mente totalmente sua e a usa para alcançar todos os seus objetivos.
P – Por acaso o não alienado nasce com algum tipo de vantagem mental, física ou espiritual, que não seja disponível para o alienado?
R – Não. A maior diferença entre o alienado e o não alienado é algo igualmente disponível para ambos. É simplesmente a prerrogativa certa de cada um usar a sua própria mente e pensar por si mesmo.
P – Que tipo de mensagem curta você mandaria para um típico alienado se você por algum acaso desejar curá-lo desse hábito diabólico?
R – Eu o aconselharia a acordar e dar.
P – Dar o quê?
R – Alguma forma de serviço útil para o máximo possível de pessoas.
P – Então o não alienado supostamente deve dar?
R – Sim, isso é o que é esperado dele e ele deve dar antes de receber.