Bem, sou funcionário público, me considero bem remunerado e estou satisfeito em relação a isso. Entretanto, não gosto do que faço, não me vejo trabalhando uma vida inteira nisso e, principalmente, tenho me preocupado muito acerca da inexistência de segurança e estabilidade.
Neste ano, me programei para decidir uma segunda carreira que poderia me proporcionar paixão pelo trabalho e o abandono desse cargo público que com certeza se eu não sair irá me tirar vários anos de vida.
Somando a minha paixão por aprender ciência à percepção do que eu acredito ser uma carreira de sucesso, cheguei a uma conclusão: quero fazer medicina.
Fui aprovado numa universidade particular, consegui o FIES, pois fui muito bem no último ENEM.
Entretanto, alguns pontos estão me fazendo refletir:
1) A faculdade durante estes 6 anos me custará R$144.000,00 (apenas de mensalidade que o fies não cobre).
2) 18 meses após formado começarei a pagar o crédito que o governo me deu, que somado os 180 meses com parcelas de R$3.700,00 dará R$666.000,00.
3) Somatório do valor a ser pago: R$ 810.000,00 (valor puro, sem ajuste à taxa nenhuma).
4) A quantidade de vagas de curso de medicina está crescendo de forma exponencial, são várias e várias por ano.
Perguntas:
Qual sua opinião sobre o futuro do mercado de trabalho da medicina no Brasil?
Acredita que esses 810k seriam bem investidos e trariam retorno?
Se fosse você, o que faria?
Caso eu decida cursar, qual o ponto mais importante que você me aconselharia a explorar para ter sucesso (profissional e financeiro) na carreira médica?