Fala pessoal boa tarde tudo bem? Não sou nenhum profissional da área da saúde e o relato é sobre minha experiencia nesses últimos 8 meses de Low Carb.
Eu pratico jiu jitsu e musculação apenas como hobbie, visando saude e bem estar.
Até algum tempo atras estava na onda do low carb/cetogênica, jejum intermitente e etc. Cai nesse estilo porque nunca consegui seguir cardápio da dieta e defendia com unhas e dentes esse estilo de vida, demonizava carboidratos e estava contente no inicio com os resultados (-10kg).
Tempo passou e percebi que meu corpo foi ficando meio lento, estagnado e perdendo massa magra, me dando um aspecto de falso magro. Tudo aquilo que eu pregava eu estava vendo que não estava me deixando legal fisicamente e mentalmente.Eu ainda queria um corpo mais atlético e definido, tanto que comecei a fazer jejuns mais longos e toda essa historia mais extremas que vocês conhecem.
Até que eu decidi mudar, depois de perceber que estava estagnado e fazendo coisas nada saudáveis. Comecei com a ajuda de um profissional a calcular as calorias básicas que meu corpo precisa, feito isso foi determinado a quantidade dos macronutrientes de acordo com meus objetivos e atividade física. O único problema nessa história é que eu não consigo seguir dieta, comer sempre as mesmas coisas. Eu achei uma solução que me ajuda muito e torna tudo mais flexível.
Tem um aplicativo que chama myfitnesspal , ele é maravilhoso, tem todas as informações registrada dos alimentos, com ele coloco a meta diária de calorias, macronutrientes e vou computando. A interface é simples e você vai acompanhando e substituindo os alimentos, desde que bata a meta de calorias e macros.
Agora sim depois desse reajuste e a consistência no processo tenho resultados visíveis, (sem efeito sanfona) baixando pouco a pouco as calorias até um determinado momento, sem loucuras, super fácil de fazer, comendo de tudo sem neurose.
Fico até mal de pensar em como deveria estar meu metabolismo com meu corpo todo debilitado, mas dei um jeito de mudar.
Bom essa foi minha experiencia, claro que tem pessoas que se dao muito melhor com esse estilo de dieta do que eu, não tenho nada contra com o pessoal low carb, mas em mim ja estava tomando proporções negativas. Hoje eu tenho melhores resultados com outro método mais simples.
abraço a todos