Fala pessoal boa tarde tudo bem? Não sou nenhum profissional da área da saúde e o relato é sobre minha experiencia nesses últimos 8 meses de Low Carb.
Eu pratico jiu jitsu e musculação apenas como hobbie, visando saude e bem estar.
Até algum tempo atras estava na onda do low carb/cetogênica, jejum intermitente e etc. Cai nesse estilo porque nunca consegui seguir cardápio da dieta e defendia com unhas e dentes esse estilo de vida, demonizava carboidratos e estava contente no inicio com os resultados (-10kg).
Tempo passou e percebi que meu corpo foi ficando meio lento, estagnado e perdendo massa magra, me dando um aspecto de falso magro. Tudo aquilo que eu pregava eu estava vendo que não estava me deixando legal fisicamente e mentalmente.Eu ainda queria um corpo mais atlético e definido, tanto que comecei a fazer jejuns mais longos e toda essa historia mais extremas que vocês conhecem.
Até que eu decidi mudar, depois de perceber que estava estagnado e fazendo coisas nada saudáveis. Comecei com a ajuda de um profissional a calcular as calorias básicas que meu corpo precisa, feito isso foi determinado a quantidade dos macronutrientes de acordo com meus objetivos e atividade física. O único problema nessa história é que eu não consigo seguir dieta, comer sempre as mesmas coisas. Eu achei uma solução que me ajuda muito e torna tudo mais flexível.
Tem um aplicativo que chama myfitnesspal , ele é maravilhoso, tem todas as informações registrada dos alimentos, com ele coloco a meta diária de calorias, macronutrientes e vou computando. A interface é simples e você vai acompanhando e substituindo os alimentos, desde que bata a meta de calorias e macros.
Agora sim depois desse reajuste e a consistência no processo tenho resultados visíveis, (sem efeito sanfona) baixando pouco a pouco as calorias até um determinado momento, sem loucuras, super fácil de fazer, comendo de tudo sem neurose.