tenho estudado a área de FIIs e alguns pontos não ficaram claros, gostaria da ajuda dos universitários:
1) O motivo para se ter FIIs é a diversificação, alguma exposição a algo relacionado ao mercado imobiliário e o acúmulo de patrimônio gerando renda passiva, certo?
Pergunto pois fico em dúvida se a diversificação por classe de ativos(ações e FIIs) me protegeria mais do que diversificar mais nas ações, uma vez que me parece mais fácil identificar uma ação que ficou ruim através dos balanços(dívida desequilibrada, baixa geração de caixa, falta de lucros consistentes,etc) do que um FII que ficou ruim (queima consistente de caixa? Majoritário eventual mudando regras pra te ferrar?). Como saber a hora de sair de um FII baseado em seus negócios, apenas? Poderiam dar exemplos práticos? Não estou conseguindo visualizar uma situação
2) Como devo acompanhar um FII?
Após ter as posições, ler apenas um relatório anual é o suficiente? Porque se não for, me parece que o tempo que perderia lendo de 120 a 240 relatórios por ano poderia ser mais bem empregado no meu trabalho ou em aproveitar a vida. Afinal, a ideia é investir para viver melhor e não "viver para investir"
3) Sempre falam do quanto é importante a localização e liquidez dos imóveis, mas não conheço São Paulo nem RJ, muito menos sei o que grandes empresas procuram num escritório ou galpão, por exemplo. Se é preciso avaliar a localização de cada imóvel, de cada FII, em regiões e para locatários que não conheço e não entendo, não estou aumentando meu risco de fazer mesbla ao invés de me proteger?
Em suma, não faria melhor investindo em um número maior de ações, TD, imóveis? Pois os FIIs seriam uma parcela pequena do meu patrimônio (5-10%) e parecem dar um trabalho desproporcional - em ativos que tem sim muitas vantagens, mas que nem mesmo sabemos como se comportam no longo prazo pois não existem a um prazo longo o bastante pra isso!
Desculpem se fui repetitivo e obrigado pela ajuda