Há diferenças significativas entre fazer buy and hold no Brasil e em países mais estáveis? Quais seriam?
Mesmo considerando a instabilidade de nossa economia/política, podemos afirmar que o método buy and hold funciona bem no Brasil?
Pergunto isso, pq vejo muito o pessoal citar estudos americanos, livros (SIEGEL, Peter Lynch), mas poucos estudos a respeito no Brasil (até mesmo em razão do pequeno tempo/tamanho da nossa bolsa).
Em um debate aqui sobre as dificuldades de se analisar as empresas cíclicas, vi alguém levantando a hipótese de que as cíclicas não seriam muito adequadas para buy and hold, mas seriam melhor para trade de valor.
Considerando que a economia está sempre em "altos e baixos", posso afirmar que todas as empresas são "um pouco cíclicas" certo? No Brasil, essas instabilidades são bem mais significativos que países mais estáveis? Isso pode, de alguma forma, comprometer o método buy and hold?
Há alguém aqui que já investia em ações no Brasil na época da hiperinflação e pode contar alguma curiosidade sobre o mercado da época?
Sei que uma solução para esse meu medo é a diversificação internacional. Mas ainda sou bem novato em ações. Pretendo avançar nos meus estudos antes de partir para os investimentos no exterior.