Eu comecei a criar um resumo pra Ethereum, até agora eu expliquei o que são contratos inteligentes, com um exemplo prático (fictício) pra facilitar o entendimento. Falta falar sobre tokens (com exemplos reais), sobre o cronograma de hard forks, sobre Proof of Work vs Proof of Stake, etc.
Vou postar aqui pra você irem alterando o que acharem ruim e completando, se quiserem.
"ETHEREUM
De acordo com o site do Ethereum, “Ethereum is a decentralized platform that runs smart contracts”. Ou, em tradução livre, “Ethereum é uma plataforma descentralizada que roda contratos inteligentes”.
Contratos Inteligentes são contratos programáveis. Isto é, contratos que são automaticamente adimplidos quando as condições estipuladas no código ocorrem.
Sendo automáticos, os contratos inteligentes permitem conectar duas ou mais pessoas de acordo com regras estipuladas previamente sem a necessidade de intermediários para fiscalizar o cumprimento das regras. Ou seja, contratos inteligentes permitem cortar o intermediário e ainda aumentam a segurança do adimplemento.
Além disso, sendo programáveis, contratos inteligentes permitem agregar condições para o adimplemento, de forma que o contrato será imposto às partes no momento em que essas condições estipuladas ocorram.
Talvez um exemplo permita ilustrar melhor o que isso quer dizer:
É possível construir uma plataforma que permita conectar motoristas e passageiros de forma inteiramente descentralizada através de contratos inteligentes. Vamos construir melhor essa ideia:
1. O passageiro chama o veículo e, se o motorista responder o chamado (primeira condição), um contrato inteligente começaria a vincular essas duas pessoas;
2. Talvez seja estipulado um tempo máximo para o motorista chegar ao local. Talvez o controle da localização do motorista seja efetuado pelo GPS ou talvez o passageiro precise atestar que o motorista chegou (talvez ambas as coisas). Tudo isso é programado;
3. Uma vez que o motorista chegue e a corrida comece, um contador verifica a distância percorrida até o final da corrida, talvez através do GPS. Ao final, um valor é cobrado automaticamente do passageiro, de sua conta na blockchain;
4. Outras melhorias poderiam ser implementadas no código. Talvez um algoritmo que aumente ou diminua a recompensa pela corrida de acordo com a oferta x demanda. Talvez o contrato verifique a existência de um crédito mínimo na conta do passageiro antes da corrida. Etc.
Ou seja, é possível substituir um Uber ou similar através de contratos inteligentes na Ethereum.
Mas o usuário poderia dizer que um serviço desses já prevê regras claras de recompensa pelo serviço e de como o serviço deve ser efetuado. Então, qual a diferença?
O contrato inteligente é descentralizado, ele elimina o intermediário. E, consequentemente, reduz os custos.
Outro detalhe importante: o contrato não precisa vincular apenas pessoas. É perfeitamente possível que o contrato acima seja efetuado entre um passageiro e um carro autônomo, programado previamente para se integrar ao sistema.
Aliás, é possível que o passageiro também seja um robô previamente programado e integrado ao sistema, por exemplo, com o propósito de fazer entregas de mercadorias. Nesse caso, o serviço poderia ser integrado a outro contrato inteligente, para que a mercadoria seja automaticamente retirada do estoque de uma loja por um robô integrado a um sistema após um contrato inteligente acionado pelo pagamento do produto. O sistema talvez previsse condições para que um veículo integrado ao sistema seja chamado (talvez quando houvesse um número mínimo de encomendas para a mesma região, ou após um certo número máximo de horas previamente estipulado). O robô do estoque então “carregaria” o veículo (talvez um veículo autônomo) com a encomenda e já haveria o transporte até a casa do comprador.
Tudo automatizado de forma descentralizada através de contratos inteligentes. Tudo sem a necessidade de intermediários. E tudo perfeitamente integrável com robôs programados de antemão para isso.
O exemplo acima foi apenas um exercício mental que eu criei agora. Mas a verdade é que já há diversas aplicações desenvolvidas para o Ethereum, algumas em fase de teste e outras já mais avançadas.
E essa é a proposta do Ethereum, permitir contratos automatizados, programados e descentralizados que tornem obsoletos os intermediários."