Pessoal, tô com uma dúvida.
Vou contar uma historinha primeiro:
No ano passado, quando fui começar a aportar em TD, um amigo meu que já investia me recomendou a investir 60% em selic, 20% em pré e 10% em IPCA.
Eu já entendia como funcionava a remuneração de cada título, mas só isso.
Comecei fazendo como ele indicou.
Tempo passa e assistindo esses gurus' do investimento no youtube descubro o Bastter, através de um comentário em um vídeo.
Venho para cá e entro em contato com esses ensinamentos.
Aprendi que em TD só se pode considerar investimento o IPCA com o maior prazo possível.
Beleza!
Parei de aportar nos outros títulos e hoje só aporto no IPCA+ 2045.
Mas tava pensando:
Eu tenho os seguintes títulos: pré 2019, pré 2020 (porque quando o TD deixou de vender o 2019 eu comprei alguns 2020) e IPCA 2019 e 2024 (mesma coisa).
Se esses títulos não têm valor, compensa eu vendê-los e reaplicar no IPCA 45? Ou melhor esperar vencer e só aí reinvestir?
Aí que entra o conflito entre "patrimônio não se gira, se acumula" e "investir em valor".
Não estou considerando valor de face, claro.
Outra dúvida é relacionada ao motivo pelo qual eu invisto.
Eu penso no IPCA como complemento de previdência, pois seguindo os ensinamentos, previdência privada é furada. Posso usá-lo para esse fim?
Já o SELIC, vou mantê-lo para ir tirando um pouco todo mês para investir em ações. Mas pretendo me aprofundar nos estudos primeiro, então ele vai ficar lá um tempo.
Em tempo: já estou com o CC em mãos para assinar a Bastter.