Bom dia amigos,
Sou leigo no assunto de construção de casa mas tenho vontade de construir minha casa em um condomínio fechado. Já comprei o lote.
Ainda não me defini se vou cuidar da obrar diretamente com os pedreiros ou contratarei uma construtora para executa-la, minha ideia inicial é estudar bem o assunto e poder me decidir sobre isso lá no futuro quando for começar as obras. A princípio eu gostaria de entender como se fosse para eu mesmo tocar a obra.
1 Devo contratar um arquiteto ou engenheiro para resolver sobre a planta que desejo executar a contrução?
2 Como fuciona a questão dos honorários do arquiteto ou do engenheiro, já cobram pelos desenhos iniciais ou devo pagar somente quando definir que quero que realize o projeto completo??
3 Questoes de licensas e formalizações da obra, quais são e em que momento devo começar a providencia-las?
4 Esses custos médios que são divulgados pelos sindicatos locais são realistas ou distorcem muito na prática. (não quero fugir dos tradicional, sem extravagâncias)
5 Esses sites que divulgam plantas e projetos pela internet podem ser utilizados de alguma forma ou nessa questão não há muito que aproveitar uma vez que somente dá pra fazer alguma coisa visitando presencialmente o terreno.
Obrigado aos amigos que puderem contribuir.