Pessoal, vou expor uma dúvida que tenho há alguns anos e que, de uns tempos pra cá, anda me perturbando a paz. Gostaria da opinião de vocês.
Muitos anos atrás, quando ainda era universitário, fui colocado como dependente da minha irmã (meus pais já eram falecidos) em um plano de saúde daqueles pré-1998, onde estou até hoje. O problema é que atualmente eu pago o dela e o meu, porém não posso sequer deduzir no IR por não ser o titular. Em várias consultas que já fiz à operadora, fui informado que sequer é possível permutar as titularidades, muito menos separar ambos os planos.
Como é um plano antigo, fica difícil pensar em sair dele, mas o fato é que: 1) todo ano perco a possibilidade de aumentar a restituição de IR, além de 2) permanecer senpre aquele receio do futuro: e se acontecer algo com ela? Apesar da jurisprudência hoje ser favorável à manutenção do contrato do dependente, ninguém sabe como será o entendimento da justiça no futuro.
Já cogitei aderir a outro plano - novo e o mais próximo possível em benefícios ao antigo - e permanecer apenas nele, saindo do outro, quando as principais carências tivessem vencido, mas sempre vem aquele pensamento "Nunca saia do plano, deixe o IR pra lá"...detalhe é que, como meu pai era aposentado do BB, consigo entrar em um Plano Família da Cassi sem dificuldades, que aliás, é o plano da minha esposa e filha. O que vocês acham?