Lendo os inúmeros posts do site sobre BTC, resolvi um dia desses parar para estudar a sua implementação. Eu sou desenvolvedor e tenho um conhecimento mediano em criptografia, e realmente quanto mais estudo esse assunto, menos convicção tenho de comprar qualquer fração de BTC. Até utilizei o roteiro do iniciante e abri uma conta numa exchange apenas para ter o estímulo de estudar, assim como fez o Bastter.
Não quero repetir o óbvio e sei que o dinheiro atual fiduciário também é criado sem lastro e etc, isso não discuto. O que me impressiona é que o BTC de fato não existe. O que existe é o Blockchain, que possui inúmeras aplicações, e uma delas, a mais famosa, é como moeda criptográfica, o bitcoin.
O processo de mineração em si, que na prática se resume ao cálculo do "proof of work", é algo também que me deixa sem conseguir formar uma opinião. O que quero dizer é que apesar de toda a disrupção da tecnologia, praticamente nada tão novo assim foi criado. O Satoshi, como desenvolvedor brilhante que deve ser, utilizou seu profundo conhecimento em algoritmos de criptografia e computação p2p e dados distribuídos, aplicando algoritmos de hash já existentes, dando a eles um uso novo e realmente interessante que é o blockchain.
A forma como foi feita, agora depois de vista, não é nada que um engenheiro de software avançado não consiga fazer, mas isso é fácil agora que já existe, tanto que é surgem essas altcoins o tempo todo.
Não deixa de ser intrigante que a resolução em força bruta do algoritmo utilizando SHA2 para cair num valor de hash com características específicas possa ser convertida em muito dinheiro. Não é errado dizer que isso é a criação de dinheiro à partir do nada. Há muitas outras aplicações criptográficas que usam muitos desses algoritmos e que nada tem a ver com isso.
Se alguém fosse capaz de criar um HW com potencial muito superior ao que existe hoje, poderia gerar os bitcoins. O que é bonito na criptografia é que para a computação atual, ela gera um esforço absurdo de processamento (e energia em consequência), o que acaba caindo no fator tempo. Nisso reside também parte da segurança. Com a força computacional atual, você facilmente cai num cálculo de séculos o milênios para quebrar certas chaves.
Depois de ver isso, vi que existe todo um mercado de HW dedicado à mineração, o que era mesmo de se esperar.
As regras adotadas são geniais mesmo, uma bela (ou elegante como dizemos na área) implementação de ciência da computação, certamente, mas mesmo com tudo isso, pra mim é muito difícil enxergar o valor da aplicação BTC do blockchain.
Gostaria da análise dos mais experientes no assunto como o @oxe e @celtiberian, mas pelo pouco que estudei, concluí que isso tanto pode ter um valor potencial de milhões por BTC ou zero, sendo esse último o que mais faz sentido pra mim.