Lendo os inúmeros posts do site sobre BTC, resolvi um dia desses parar para estudar a sua implementação. Eu sou desenvolvedor e tenho um conhecimento mediano em criptografia, e realmente quanto mais estudo esse assunto, menos convicção tenho de comprar qualquer fração de BTC. Até utilizei o roteiro do iniciante e abri uma conta numa exchange apenas para ter o estímulo de estudar, assim como fez o Bastter.
Não quero repetir o óbvio e sei que o dinheiro atual fiduciário também é criado sem lastro e etc, isso não discuto. O que me impressiona é que o BTC de fato não existe. O que existe é o Blockchain, que possui inúmeras aplicações, e uma delas, a mais famosa, é como moeda criptográfica, o bitcoin.
O processo de mineração em si, que na prática se resume ao cálculo do "proof of work", é algo também que me deixa sem conseguir formar uma opinião. O que quero dizer é que apesar de toda a disrupção da tecnologia, praticamente nada tão novo assim foi criado. O Satoshi, como desenvolvedor brilhante que deve ser, utilizou seu profundo conhecimento em algoritmos de criptografia e computação p2p e dados distribuídos, aplicando algoritmos de hash já existentes, dando a eles um uso novo e realmente interessante que é o blockchain.
A forma como foi feita, agora depois de vista, não é nada que um engenheiro de software avançado não consiga fazer, mas isso é fácil agora que já existe, tanto que é surgem essas altcoins o tempo todo.
Não deixa de ser intrigante que a resolução em força bruta do algoritmo utilizando SHA2 para cair num valor de hash com características específicas possa ser convertida em muito dinheiro. Não é errado dizer que isso é a criação de dinheiro à partir do nada. Há muitas outras aplicações criptográficas que usam muitos desses algoritmos e que nada tem a ver com isso.