Quando saímos de uma empresa, se for no prejuízo declaramos em prejuízo a compensar. Se for no lucro, vendemos menos de 20k por mês. Desta forma, o tal do prejuízo a compensar nunca diminui, e carregamos ele ano após ano, sempre aumentando, ou no mesmo valor.
A impressão que dá é que nunca realmente usaremos o tal prejuízo a compensar.
Se algum dia quisermos vender algo pra aproveitar a vida, podemos vender menos de 20k. Se houver uma emergência e precisar de mais de 20k, podemos vender outra coisa, como TD.
Na minha opinião, o único motivo para ficar carregando o prejuízo na declaração ano após ano, é que um dia pode ser que acabem com a isenção para vendas abaixo de 20k.
Antigamente, o prejuízo a compensar me incomodava. Eu achava que a bolsa me devia aquele prejuízo, que eu precisava compensá-lo tendo um lucro equivalente. Obviamente isso só trazia mais prejuízo! Depois coloquei uma pedra, o valor não me incomoda mais, continuo carregando nas declarações por causa do motivo que citei.
Porém, para as pessoas que se incomodam com o valor, talvez seja melhor parar de carregá-lo na declaração. Se eu tivesse feito isso lá atrás, teria perdido muito menos.