Segue como usar a LN na testnet do BTC (usa tBTC):
Faça uma carteira que já vem com tBTC em
HTLC.me Lightning Network Custodial Wallet Ou no aplicativo Eclair Wallet para Android (não teste esse ainda):
Eclair Wallet Testnet - Android Apps on Google Play"Compre" coisas abaixo:
Café
Starblocks | Spend bitcoin with LN on TESTNETPague para ler artigos:
Y'alls: Articles, served using the Lightning Network!Achei muito rápido (instantâneo) e fácil, se funcionar mesmo desta forma vai ser sucesso.
Imagino inclusive que vai ter gente no povão que não vai ter nem as chaves privadas. Vão usar BTCs na LN como IOU de hubs. É mais fácil e simples assim, apesar de menos seguro (IOU de BTC = ter dólar conversível em ouro, BTC = ter o ouro em casa). A carteira que testei do link acima pelo que entendi é isso: eles mesmos tem o nodo LN e você tem apenas IOUs, e ela gerencia seu saldo. Um banco. É provavelmente a tendência na LN com adoção em massa.
Outros links
Faucet
https://faucet.lightning.community/Não consegui pegar tBTC no faucet, eu teria que ter um endereço real e não uma carteira "bancária" de IOUs. Para quem não sabe, IOU = I Own You, dívida, passivo bancário igual são os dígitos de real nas nossas contas-correntes (você não é dono daquilo, conta bancária não é custódia de real, é você entregar reais físicos em troca de IOUs).
Se eu estivesse no Itaú, Cielo, Getnet, etc, começaria agora mesmo a programar um futuro nodo LN com wallet. Se funcionar tão rápido e fácil como na testnet isso vai ser gigante. Só não sei o quão seguro é contra double spending e etc... [uhmm]