Já compreendi que investimento deve ser feito sempre em ativos de valor, sem se preocupar tanto com preço/cotação. Não se vende imóvel (ou qualquer outro ativo) porque o preço subiu ou diminuiu; só se vende em caso de perda de valor. Como então se avalia o valor em um imóvel?
Minha mãe depois que aposentou passou a mexer com construção e venda de casas (ela gosta disso, apesar de eu achar que o trampo e risco não compensam). No momento ela tem focado em casas que se enquadram no Minha Casa Minha Vida. Ocorre que a torneira do governo secou, e está muito difícil financiar os imóveis. Hoje ela está com uma casa pronta empacada (tem um comprador com crédito aprovado desde julho, mas o banco não chama para assinar, e diz não ter prazo por falta de recursos).
Ocorre que a vistoria que o engenheiro do banco fez está para vencer, assim como o habite-se que vai extrapolar os 180 dias exigidos pelo MCMV.
Diante dessa circunstância estamos considerando como cenário provável a não venda dessa casa pelo MCMV (pois vai passar os 180 dias de habite-se) e aí estávamos discutindo as melhores alternativas caso esse cenário se confirme.
Por um lado, entendo que o melhor seria ficar com a casa e alugar. Por outro, por se tratar de uma casa na periferia, questiono-me se realmente há valor nessa casa e não sei como mensurar o valor.
Também observo que minha mãe tem uma pequena RE em poupança, que corresponde a cerca de 4 meses de suas despesas mensais e mais dois imóveis (casa de campo e terreno). Nada em fiis, TD ou ações. E, como não podia deixar de ser (para nosso desespero) ela ainda tem algumas dívidas em crédito consignado que seriam quitadas com a venda da casa, que hoje é improvável.
Diante desse cenário, como poderíamos avaliar se esse imóvel tem valor, para decidirmos se o melhor é ficar com ele e alugar ou se o melhor é vender mesmo fora do minha casa minha vida, mas talvez por um preço um menor que o planejado a fim de quitar as dívidas e aumentar a RE?
Se esse assunto já tiver sido discutido podem me linkar aqui, eu fiz a busca por texto com os termos "valor imóvel" e não encontrei tópico semelhante.