@Bastter, não ouvi seu chat inteiro ainda mas peguei a parte onde você teve um problema no HD.
Pois bem, depois que virei pai, comecei a ter uma quantidade muito considerável de fotos e vídeos que são verdadeiros tesouros pra mim, pois estão registrando todas as fases da infância da minha filha. Como pouco antes disso perdi um HD com muito conteúdo importante, fui logo atrás de encontrar uma forma de fazer backup na nuvem de forma automática e que não fosse muito dispendiosa.
Backups tradicionais em discos externos e etc funcionam, mas o problema é que dependem da gente ficar lembrando de fazer o backup, e mesmo que seja automático, os dados estão normalmente no mesmo local físico, ou seja, se der uma merda muito grande, você pode perder tudo.
Google drive e afins possuem limite e o espaço adicional é caro.
Foi então que descobri com meu chefe uma empresa americana muito conceituada nesse serviço que é BackBlaze. Você faz uma assinatura (fiz a bianual por USD 95) e instala um programa no seu PC que faz backup automático de tudo o que você tem (você cadastra nele o que não quer que suba se for o caso), e é ilimitado.
Atualmente tenho 500GB armazenados e já precisei usar a restauração.
Outros benefícios:
- App para celular onde você pode baixar qualquer arquivo do backup a qualquer momento;
- Proteção contra hansomware: isso google drive a afins também não faz. Por exemplo, se acessarem seu PC e detonarem seus dados (criptografia por exemplo), você não precisa se preocupar pois o back blaze mantem as versões dos últimos 30 dias sempre de todos os arquivos, ou seja, basta baixar o backup do dia anterior e não terá problemas.
Não é propaganda, mas de tudo o que pesquisei, essa pra mim é a melhor solução.
The Best Unlimited Online Backup and Cloud Storage Services