Boa tarde a todos, no ano que vem, acrescentarei pela primeira vez a declaração de ações, fiz bastante pesquisas sobre o tema, pois é algo que de alguma forma sempre me limitou, desde que comecei a operar no início do ano, como por exemplo: não fiz nenhum day trade e tbm não fiz vendas no mês que somassem mais de 20 mil reais, para evitar complicações na hora de declarar.
Porém agora, no final do ano, tirei um tempo para estudar mais sobre isso, e vi que tbm vou ter algumas complicações, como falei antes, por não ter feito day trade nem vendas mensais acima de 20 mil,não terei nenhum imposto a pagar, porém tenho que declarar minha posição final em 31/12 + ganhos com proventos + lucros totais obtidos em vendas ao logo de todo ano, certo?
tenho duas dúvidas,
primeiro: aquela aba "renda variável" do programa da receita, onde pede os ganhos mensais, no meu caso que descrevi, eu nao preciso mexer em nada, correto?? pois não tenho imposto a pagar, só preencher a parte de rendimentos não tributáveis, certo?
segundo: sei que tenho que somar o lucro de cada mês e colocar o valor final na seção rendimentos não tributáveis' porém isso está me trazendo uma dor de cabeça, pois sou usuário da XP, e nas notas de corretagem dela, ela apenas coloca os custos totais de cada dia de operação, ou seja: comprei 200 PETR4 em um dia, e vendi essas 200 PETR4 em outro dia, não consigo chegar aos custos totais de todos impostos, pois a XP coloca tudo misturado, junto com outras operações que fiz de compra e venda, de outras ações nesses dias, só consigo chegar ao valor final de lucro/prejuízo + taxa de corretagem.
alguém pode me ajudar nessas duas questões? fico grato antecipadamente.