Pessoal, blz!
Sou novo por aqui, mas venho estudando sobre investimentos há algum tempo.
Com certeza ainda preciso tirar alguns conceitos de sardinha que o mercado nos bombardeia todos os dias; mas a filosofia aqui tem muito mais a ver comigo e faz muito mais sentido.
Moro na Europa (há menos de 1 ano e portanto, ainda estou na fase de reorganização de vida) e estou decido este ano eliminar as sardinhadas do meu orçamento e partir para um objetivo de tranquilidade financeira, que começarei a construir agora.
Eu não tenho muita grana pra investir, mas algo por mês já será separado (a RE já está quase pronta).
Quero investir uma parte no BRA (sem dúvida com potencial de crescer o mercado consumidor) e a outra parte no exterior (penso mais no mercado americano: liquidez, estabilidade da moeda, inflação, etc). Assim, pensei em diversificar minha carteira da seguinte maneira:
40% - empresas brasileiras - pela Bovespa (em reais)
40% - empresas globais - mercado americano (em dólares)
20% - Entre Reits e Tesouro Direto (este último ainda estou tentando me convencer, sobretudo pelo histórico da inflação no Brasil --> sobretudo a inflação real, que parece bem distante para cima da inflação oficial).
Evidente que, os meus aportes em reais serão superiores que em dólares, até pela conversão de euros para reais, que certamente me fará ter maiores posições nas empresas; diferente dos EUA, que esta diferença será muito pouca.
Gostaria de conhecer a visão de vocês e se alguém tem alguma experiência similar.
Valeu galera!