Boa tarde Amigos.
Me surgiu uma dúvida sobre em qual momento deve ter reserva de valor.
Já tenho uma parte de investimentos em RF e após bastante estudo iniciei os investimentos em RV.
À partir de qual momento devo me preocupar em acumular uma certa reserva de valor?
Pelo que pude acompanhar por aqui, a reserva de valor é algo “concreto”, que não está atrelado à bancos, bolsa de valores, títulos públicos e etc. É algo para se ter guardado e ser usado quando “o bicho pegar”. Conforme já falaram anteriormente: É para por comida na mesa no caso de um grave crise em que haja dificuldade no resgate (ou até mesmo perda) dos investimentos nos meio citados anteriormente.
Confesso que sou meio burro e tenho dificuldades em analisar a realidade do cenário Político/Econômico em que vivemos. Analisando as notícias encontro tanto a previsão de que estamos no encaminhando para virar uma “Venezuela” quanto notícias otimistas de que a economia vai voltar a crescer e etc.
Como não podemos prever o futuro, o importante é nos resguardar. Aí que entra a dúvida em relação à reserva de valor: como devo “investir” na mesma?
Compro mensalmente uma pequena quantidade de (dólar/euro/ouro/bitcoin/etc), em paralelo aos aportes nos outros investimentos? Ou considero ele um “investimento” em separado, estipulo um valor de objetivo para o mesmo e quando ele estiver mais pra trás no BS invisto tudo nele? (na verdade não sei se no BS tem esse campo, mas estou só querendo exemplificar a metodologia)
Ou será que eu entendi tudo errado e tô aqui falando um monte de besteira?
Aproveito também para perguntar aos colegas como tratam desse assunto: já possuem reserva de valor? Acham que “ainda” não é necessário se preocupar com isso? Qualquer experiência compartilhada nesse assunto seria de grande contribuição.
Grande abraço a todos.