Amigos,
Um conhecido meu está recebendo uma herança que deve chegar na casa de $x valor razoavelmente expressivo, porém nada do outro mundo. Ele comentou comigo que pretende alocar esses recursos todos em tesouro IPCA 2050 com juros semestrais, o que, segundo a simulação q ele fez, lhe daria em torno de $ x mil reais semestralmente "protegidos da inflação" até 2050. Argumentei com ele que os títulos indexados em ipca também tem riscos, pois quando paga o IR, este deduz também a correção da parte da inflação, e, se futuramente a inflação vier a subir, a rentabilidade de seu título pode ate ser negativa. Recomendei a ele aplicar o dinheiro em RF, podendo ser até mesmo na poupança, e criar uma carteira de investimentos em ações, FII, e RF, entrando devagar no mercado e fazendo aportes mensais, e ler as orientações da Bastter.com, na parte de iniciantes.
Porém, ele achou q esta é uma estratégia pior, e que no TD IPCA 2050 com juros semestrais ele estaria mais protegido.
Alguém tem alguma dica para dar para q eu possa mostrar a esse amigo ? acho a estratégia dele mto arriscada, principalmente se ele vier a precisar do dinheiro a curto ou médio prazo e o TD sofrer volatilidade neste período. Quero ajudá-lo, mas não sei como, pois ele não entende os conceitos de finanças.
Obrigado.