Data original: 13/01/2018
Este bullshit é sem dúvidas o argumento número um de uma pessoa endividada até o pescoço, com salários futuros já comprometidos com carnês, prestações, consignados entre outros.
Como muitas pessoas não aprendem o mínimo de educação financeira seja por falta de exemplos na família ou por simplesmente nunca terem ouvido falar nada sobre investimentos além daquele CDB que o gerente do banco ofereceu, acreditam que o único jeito de conseguir ter algum bem na vida é se endividando. E por isso aceitam essa frase como verdade e acabam gastando o que tem e as vezes infelizmente o que não tem também para comprar bens de consumo acima do seu padrão de vida.
Mas o que não é levado em conta nesta falácia é o poder dos juros compostos. Depois de pagar suas dívidas e começar a poupar, o indivíduo investe de 10% a 30% dos seus ganhos em investimentos de valor. Como isso é feito depois de ajustar a vida financeira, principalmente pagando as dívidas antes, todo salário e receitas estará livre para se pagar as despesas mensais, investir um percentual e utilizar o restante como bem entende. E a liberdade para usar o dinheiro como bem entende só vem da liberdade das dívidas.
Conforme o tempo passa, os aportes investidos em bons investimentos com valor começam a render juros compostos e em um cenário de 20-30 anos temos o seguinte gráfico:
A tranquilidade financeiro começa desde o dia do primeiro aporte, e esse patrimônio acumulado gera renda no longo prazo. Não significa que em um dia mágico você vai pendurar as roupas, deitar numa rede e ficar em uma praia para sempre como muitos imaginam a aposentadoria, mas a preocupação com trabalho pode ser cada vez menor, o indivíduo tem maior liberdade para aproveitar a vida e trabalhar menos se assim quiser.
Veja essa discussão sobre dívidas:
Bastter.com - Grupos - Forum Tranquilidade Financeira - Dividas e o TEMPO