Minha carteira hoje tem a seguinte configuração:
16% TD IPCA+ 2019
26% TD IPCA+ 2019
14% TD Selic
28% ações
2% FIIs (Estou ampliando aos poucos esta fatia)
14% imóveis
Em 2019 estarei com 59 anos e vence o TD IPCA+ que representa 16% da minha carteira.
À medida que a idade vai aumentando, tenho dificuldade em alocar em títulos com vencimento muito à frente porque:
1)Não tenho certeza se estarei vivo até o vencimento.
2)Posso decidir (ou ter que) parar de trabalhar e necessitar vender esses títulos, ainda que parcialmente. Isso ampliaria o risco em função da marcação a mercado.
Em todos os posts e vídeos sobre aposentadoria, o @Bastter afirma que “não muda nada quando o sujeito se aposenta” e eu tenho muita dificuldade de entender isso. Eu acho que isso estaria certo se a minha renda passiva fosse suficiente para manter uma vida digna na velhice. Porém, mesmo fazendo as projeções de crescimento de patrimônio mais otimistas, tenho certeza de que parte desse patrimônio acumulado terá que ser gradativamente vendido.
Assim, fica aqui a minha dúvida: A partir de uma certa idade, a fatia de Renda Fixa deve ser composta apenas de títulos de vencimento mais próximo? Apenas TD Selic? Seria interessante ter também TD IPCA+ com cupom semestral?