As principais bolsas de valores globais deverão apresentar sinais opostos nesta quarta-feira, 24, com investidores atentos ao julgamento do ex-presidente Lula e aos números do PMI na Europa. Com isso, os índices europeus e norte-americanos operam de lado nesta manhã.
Ásia
Na Ásia, as bolsas encerraram o pregão sem uma tendência definida. O índice Nikkei caiu 0,76%, aos 23.940,78 pontos. As maiores altas foram registradas nas ações das empresas: Pacific Metals Co.: 3,45%; Chiyoda Corp.: 3,30% e as da Tokyo Tatemono Co.: 2,90%.
Europa
Enquanto isso, na Europa, as bolsas apresentam ganhos nesta manhã.
Entre os dados locais, o índice gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto, medida ampla do setor privado que combina dados manufatureiros e de serviços, da zona do euro deverá registrar 58,6 pontos em janeiro, uma alta em relação aos 58,1 pontos registrados no mês anterior, segundo dados preliminares divulgados pelo instituto Markit Economics.
EUA
Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura de lado.
Brasil
Aqui no Brasil, as atenções dos investidores se voltam ao recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que será julgado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. A apelação é contra a condenação de 9 anos e 6 meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, que foi aplicada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba (PR).
Agenda
E abrindo a agenda de indicadores internos, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que a expectativa mediana dos consumidores brasileiros para a inflação nos 12 meses seguintes recuou 0,4 ponto em relação ao mês anterior, ao passar de 5,8% para 5,4%, menor nível desde setembro de 2007 (5,2%). Em comparação com o mesmo período no ano anterior, houve recuo de 2,5 pontos percentuais.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo