A mais importante lição da Bastter.com para mim: "quando administramos nosso ganha pão devemos controlar nosso risco". Entretanto, as comparações sobre "estratégias de investimentos" avaliam as rentabilidades. Não são apresentadas as possibilidades de sobrevivência das diferentes estratégias. Acredito que este momento de euforia seja o melhor para discutirmos: "porque avaliamos as rentabilidades e não os riscos embutidos das nossas atitudes como investidores".
Não estou defendendo a renda fixa ou a renda variável. Muito pelo contrário. Quero argumentar contra a "posição 100% em XX", "ficar rico com trade", "agora é hora de TD", "poupança não serve para RE", "Banco de cooperativa me paga 120% do CDI". Posições que na promessa de grandes retornos "garantidos" podem acabar com a tranquilidade financeira de uma família se a pior probabilidade ocorrer. A assimetria da perda de 10% com o ganho de 10% é ilustrada na figura.
Um investidor deve pensar em como sobreviver para o longo prazo, ao analisar as incertezas, entender e gerenciar os riscos de qualquer aplicação financeira. Este critério abrange desde caderneta de poupança até montar seu próprio negócio. Abaixo são listadas as etapas para avaliar e gerenciar os riscos.
1 - Identificar quais são os riscos e suas exposições (O que vai ocorrer no pior caso);
1.1 - Encontrar alternativas que troquem os riscos para terceiros (seguradoras, opções, etc).
1.2 - Avalie a vantagem e desvantagem destas alternativas de troca de risco.
2 - Mensurar e estimar as exposições a estes riscos (O que ocorre comigo no pior caso. NO PIOR APOCALIPSE POSSÍVEL)
3 - Desenvolva uma estratégia de mitigação de riscos (A. Evitar; B. Transferir; C. Mitigar; 4. Enfrentar;)
4 - Avalie a sobrevivência no longo prazo. (Reconheça os seus erros o mais rápido o possível).
Com base neste procedimento e nos arquivos de depoimentos da Bastter.com, os riscos e as estratégias desenvolvidas na Bastter.com foram associadas.
Riscos:
Nível 0 – Rolos (MILK, OGX, ruins quando dão errado, desastres gigantescos quando dão certo)
Nível 1 – Entrei e não anda ou perdi (vou pra RF)
Nível 2 – Dor de corno (sai e ficou bom)
Nível 3 – Mudança na regulamentação (Imposto entre outros)
Nível 4 – Risco geográfico (país/região da empresa)
Nível 5 – Previsão do futuro com viés do passado
Nível 6 – Perda de valor nos ativos
Nível 7 – Histerismo em momento de crise e Trade
Nível 8 – Necessidade pessoal
Estratégias:
1 Diversificação (Definir percentuais pequenos de cada ativo)
2 Colocar só o que pode perder (teorema do pequeno)
3 Sair devagar
4 Esquecer preço da ação
5 Equilíbrio do bastter system (alocação para tras)
6 Reserva de Emergência
7 Não tenha dívidas
8 Não tente prever o futuro
9 Não siga as notícias ou os analistas
10 Não faça trades (isso não é um jogo)
Vou separar na aba documentos os textos sobre: "Os riscos" (sardinhagens); "Riscos empresariais (erros fatais das empresas); planilha risco vs retorno (Figura).
Gostaria que a comunidade fornecesse críticas e sugestões. Esta é uma reflexão pessoal sobre como manter a tranquilidade financeira baseada no material fornecido pela Bastter.com. Desde já, agradeço por aquilo que aprendi aqui. Todos os recursos investidos aqui foram válidos. O estudo é o único investimento com retorno 100% garantido.
[uhmm]