Bom... acho que o texto vai ser um pouco grande...
Como estou sempre disposto a aprender, vou perguntar mesmo assim...
Antes de mais nada, li cerca de 10 tópicos sobre o assunto por aqui.
A dúvida inicial surgiu depois que eu "terminei" de montar minha carteira de STOCKs com 40 ativos e com o mesmo percentual (2,5%).
Daí pensei e pesquisei: Qual é o critério que o BS usa para ordenar as que devo comprar primeiro? Daí me lembrei desse tal de PEGY que o Mille comentava nos cursos (não para escolher empresas, mas para avaliar entre 2 escolhidas qual seria comprada no momento).
Os primeiros tópicos que vi datam do final de 2014, início de 2015. Aí, entenderam por bem calcular o CAGR (taxa de crescimento do lucro líquido), que por sua vez deveria ser descontado os não-recorrentes, pra daí colocarem o PEGY nos quadros das ações!
Nisso, alguém perguntou como o indicador seria utilizado e o Mizobuti respondeu (como o Mille ensinou) que "quanto maior, melhor"... depois o celti levantou a lebre que estava invertido, virou um rolo e o Bastter encerrou o assunto, dizendo que seria colocado no quadro como o mille fazia e ponto, o que eu discordo, mas já foi!
O Bastter diz que nem usa , e eu até concordo com ele (e parece que o mille deixou de usar... segundo algum comentário aqui também... kkkk). Porém, escolher entre 2 é uma coisa. Escolher entre 40 é outra e já vou explicar o MOTIVO:
Olhando na aba "o que fazer" do BS, ele indica 2 ativos à minha escolha para comprar: AAPL e ADBE... estou concluindo que o BS escolhe por ordem alfabética (pois NINGUÉM respondeu qual o critério programado para ativos com o mesmo percentual). Mas entre 40 ativos, se houver um critério mais técnico de escolha (PEGY ou qq outro que seja) nós podemos esperar beeem mais tempo para analisar se tais empresas vem melhorando mesmo os lucros ou FCL, por exemplo.
Dito tudo isso, não seria melhor haver um indicador? Pra 2 ou 3.. tanto faz, mas para dezenas de ativos, como é o meu caso, isso ficaria mitigado... eu, no futuro, poderia reanalisar a empresa antes de botar o meu dinheiro nela (vai que ela tenha piorado? 40 ativos... comprando 1 por mês - meu caso - vai demorar 3 anos para eu chegar nas últimas). Entendem o ponto?
Outra coisa: como holder, não valuation... seria melhor escolher PEGY de 5 anos ou 10? nas STOCKs vi que são apenas os de 3 anos... não vi um tópico sendo categórico em qual usar... eu sou um IDIOTA.. então quanto menos complicação pra mim, melhor!!
Um ponto interessante é o seguinte: a maneira como o Mille difundiu é muito mais interessante, pois mostra a taxa de crescimento do lucro dividida pela P/L... é muito mais intuitivo ver que um índice de crescimento maior é mais interessante... NO FINAL, dá no mesmo, eu já entendi...
Por sua vez, a fórmula invertida com o nome conhecido pela literatura é muito contra-intuitivo, o que não simplifica para quem chega aqui (E TEMOS QUE PENSAR QUE ESSE SITE VAI SER CONHECIDO POR TODOS OS INVESTIDORES DO MUNDO!!)!
Dito isso, acho que não mudaria nada a forma como o mille ensina nos cursos e resolveria a celeuma se nos quadros ficasse a fórmula 1/PEGY = (CAGR+DY)/ P/L (SÓ POR O 1 como numerador na fórmula: "1/PEGY".
Resumindo:
Qual o critério que o programador determina para ordenar os ativos do BS?
Qual PEGY usar? 1,3,5,10
Sugestão: colocar 1/PEGY
@gustavo @Bastter @mille @Fernando.Mizobuti
no final o bastter vai falar assim: compra o que o BS mandar[urgh][huhu][ok]
[uhmm]