Gostaria de ouvir a opinião dos colegas sobre o que pretendo fazer:
Há uns 4 anos comprei um imóvel antigo na periferia de Porto Alegre e reformei ele inteiro pra moradia. Na época, queríamos ficar no bairro, pois era onde nascemos, a minha família e da minha esposa mora aqui ainda, nasceu nosso filho, etc e etc.
A reforma foi enorme, e fizemos a casa como queríamos dentro do possível (não deu pra mudar toda a planta da casa, por exemplo, porque as paredes são estruturais, quase não há colunas, a construção é do modo antigo, com tijolos gigantes!).
Pois bem, o tempo passou e a distância do trabalho, a distância de boas escolas que precisaremos no médio prazo, e mais o fato de que a Prefeitura abandonou a periferia - quase não melhora a infraestrutura a mais de década -, nos fez decidir por mudar.
Os imóveis que nos atenderiam nos bairros que queremos, custam muito, por isso, vamos levar muito tempo pra juntar o $, e eu não quero entrar em um financiamento enorme, no máximo, uma pequena parte. Ir pro aluguel, já decidimos que não é uma boa (já moramos muito tempo de aluguel, enchemos o saco das imobiliárias/proprietários sem noção). O nosso atual imóvel não tem valor como investimento, pois a demanda de aluguel é quase inexistente, e a valorização não acompanha a média da cidade. Portanto, ao sair, vamos vendê-lo, mas pelo preço de mercado dele, ainda assim não daria pra pagar outro igual em bairro melhor.
A alternativa que estou pensando, é procurar um imóvel menor, de 2 quartos, em uma área de valor (no conceito aqui do site), que seja fácil de alugar, e mudar pra ele, e depois juntar $ e aí sim partir pra compra do "imóvel dos sonhos"; isso me pouparia bastante tempo de "espera" na casa atual. Depois, teria um imóvel de 2Q no patrimônio, e mais um pra moradia, sem girar. O problema vai ser me adaptar em um imóvel menor, mas paciência, se for necessário...
O que vocês acham, é muito rolo querer junta moradia com investimento? Fico pensando que certas exigências que eu teria pra morar não necessariamente agregariam valor para um imóvel de investimento, essa é minha dúvida, se vale a pena essa ponte entre minha casa -> ap pequeno -> ap/casa maior, ou assumir o erro de ter comprado a casa atual e esperar o tempo passar e ir direto pro ap/casa definitiva.