Galera, hoje eu elaborei um esboço de roadmap para os próximos chats de criptomoedas. Se alguém tiver alguma sugestão de coisa para mudar ou acrescentar, fique à vontade. Dependendo do desenvolvimento dos chats, eu também posso sentir que preciso alterar alguma coisa.
CICLO INTRODUTÓRIO
1- O que são criptomoedas? Pra que elas servem?;
2- O que é reserva de valor? Gerenciamento de risco. Criptomoedas enquanto reserva de valor;
3- Como armazenar criptomoedas? Criptografia e segurança da carteira;
4- Tributação de criptomoedas no Brasil;
5- O que é mineração de criptomoedas? Modelos de validação na blockchain: Prova-de-Trabalho (PoW) e Prova-de Participação (PoS);
CICLO MOEDA
6- Introdução às moedas: lastro-ouro e moedas escriturais. Reservas fracionadas e inflação. A centralização das moedas estatais.
7- O Genesis da Blockchain: história do Bitcoin;
8- Mineração no Bitcoin. A divisão na rede: soft fork e hard fork;
9- Desafios e propostas de melhorias para o Bitcoin. A escalabilidade off-chain e a Lightning Network. A escalabilidade on-chain e o Bitcoin Cash;
10- Aprimorando a privacidade: Dash e Monero;
CICLO CONTRATOS INTELIGENTES
11- A blockchain enquanto solução comercial: a ideia de contratos inteligentes, DAPPS e o Ethereum;
12- O que são tokens do Ethereum? Tipos de tokens;
13- Visão para o Ethereum: Casper e a transição para o modelo Prova-de-Participação. Swarm, Whisper e Web 3.0. A escalabilidade no Ethereum;
14- Enterprise Ethereum Alliance (EEA) e permissioned Distributed Ledger Technology (DLT): como as grandes empresas estão usando a blockchain e registros distribuídos;
15- Concorrentes do Ethereum: Waves, NEO, EOS e Cardano;
16- O que efetivamente significa investir em contratos inteligentes: transcendendo a barreira entre produto e empresa;
CICLO AVANÇADO
17- Alternativas para a blockchain: IOTA e o tangle, Nano e o block lattice, Tron e o kafka/raft;
18- Mecanismos alternativos de consenso: Ripple e o Federated Byzantine Agreement, Stellar e o Stellar Consensus Protocol;
19- Outros use cases para blockchain: Brave, Storj, Steemit, Golem (outros a definir);
20- Aprofundando a ideia da Web 3.0.