23 COMPRA DE IMÓVEL, EIS UMA DECISÃO DIFICIL(EMOCIONAL E RACIONAL) comentada em 12/07/2020 17:24 #PAS victorhds04 em 13/02/18 23:01 comentada em 12/07/2020 17:24 Primeiramente eu trabalho no ramo de imóveis como despachante e conheço todos os custos, impostos, taxas, financiamento, juros etc.. Estou seguindo firme na estrategia para independência financeira, sou novo e antes de descobrir o mundo dos investimentos sempre fui controlado e fazia planos com rendimentos na poupança.. Sigo o B&H com boas empresas e FIIs onde estou 100% em renda variável (Sim, estou totalmente confortável e não me emociono com quedas que por sinal são boas para comprar mais ações com mesmo dinheiro.. mas isso não vem ao caso)... Aporto em torno de 40 a 50% da minha renda que não é fixa, pois sou autônomo. Sou da família humilde onde todos sempre tiveram aqueles jargões de "Quem compra terra não erra" " Quem casa quer casa" afirmando que investir em imoveis é bom, então há um lado emocional da família em ter imóvel próprio já que não temos. Vou casar daqui a uns 5 anos e já há uma pressão sobre casa própria que pra mim pode ser aluguel sem problemas, mas ai é que estou num dilema que me tira o sono: Hoje em dia está me aparecendo alguns bons imóveis onde eu pensei em comprar financiando pelo Minha casa minha vida e pegando taxa minima do mercado 4,5% a.a mas pra isso vou ter que abster um pouco dos aportes frequentes já que terei uma prestação pra pagar, vou ter que praticamente parar de aportar pois prefiro pagar o financiamento por completo e depois dar sequência nos investimentos em bolsa onde o que eu já tenho não vou vender de jeito nenhum, vou deixar quieto lá e focar no financiamento.. E ai eu faria o seguinte: Tentaria alugar o imóvel enquanto eu não caso pois ai teria algum valor de aluguel mas que não vou contar com ele e pararia os aportes para focar no financiamento e quando quitasse eu voltaria com os aportes mas sem vender os ativos atualmente.. Ou então não compro imóvel merda nenhuma e continuo com os aportes consistentes mas com um lado emocional deixado de lado e talvez perdendo a oportunidade de enquadrar no minha casa minha vida futuramente com o aumento da minha renda e patrimônio... Me diz o que você acha de coração.. Observação: Vender minhas empresas e FIIs que já tenho estão fora de cogitação.?