Você investiu com bastante disciplina durante boa parte da sua vida e finalmente, após algumas décadas, vê que está financeiramente "sossegado". Vê que não depende unicamente do seu salário. Continua produzindo, trabalhando (ou já aposentado), cuidando da saúde e da família como sempre fez, mas tem a segurança em saber que possuiu uma boa reserva conquistada ao longo de bastante tempo, que pode te deixar um pouco mais tranquilo em relação ao dinheiro.
Desse modo, alguém aí se habilita a dar exemplos reais (próprios ou não) de situações em que usufruiu/usufrui dos investimentos que fez após 20, 30, 40 anos de investimentos?
Iniciei meus investimentos à poucos anos (na verdade sempre poupei, mas investir mais seriamente após bastante estudo é coisa recente pra mim) e sei que o caminho longo, estou investindo para daqui a algumas décadas ter um mínimo de tranquilidade financeira e poder ter um pouco mais de segurança para mim e minha família.
Imaginei que seria legal se pessoas mais experientes, que já estariam mais próximas desse patamar, pudessem compartilhar sua experiência. Como isso afeta a rotina? o psicológico? não afeta em nada? o patrimônio continua lá intocado, só crescendo? como o Bastter já deu de exemplo: já vendeu uma parte das ações e foi viver um ano na Europa? Usou uma parte pra pagar o casamento da filha? Fez questão de dar um apartamento para cada filho? continuou vivendo no mesmo padrão de vida de sempre, não ligando pro patrimônio que tá investido? Se precisar tá lá, mas se nunca precisou, fica pra família mesmo e pronto? Se mudou pras montanhas? pra uma ilha deserta? comprou um pedaço de terra isolado e tá se preparando para o apocalipse zumbi? Colocou todos os investimentos pra vencer na aposentadoria e no dia que aposentou pegou todo o dinheiro e levou pra casa (Huummmm)? Usou o patrimônio pra comprar um imóvel à vista e trazer tranquilidade pra família? Comprou uma Ferrari?
Sei que o assunto pode parecer estranho, mas acho que exemplos reais de casos em que a tranquilidade financeira alcançada após um longo período de poupança e disciplina se fez presente de fato, seria um incentivo a mais à todos nós que estamos nessa caminhada.