Depois de aprender muito aqui no site decidi compartilhar uma experiência na compra de um imóvel direto com o proprietário. Estava completamente perdido neste trâmite.
Neste mês comprei um apartamento. Após meses de procura achei um com valor: Boa localização como o @Bastter sempre fala, apartamento bem ensolarado (voltado para o Norte), bem arejado, condomínio tranquilo, etc. Tem algumas reformas básicas a serem feitas mas normal.
Depois de escolhido contratei uma advogada (a melhor coisa que fiz) para dar uma geral na documentação do imóvel, ela fez busca até na documentação da empresas do proprietário, procurando dívidas trabalhistas segundo ela poderia ultrapassar a questão de empresa LTDA podendo trazer problemas futuros, dos antigos proprietários, etc.. Deu uma geral em tudo que poderia atrapalhar a transação.
A advogada agilizou toda a parte das certidões tanto do imóvel quanto do vendedor, escritura pública junto ao cartório, me passou todos os custos envolvidos previamente... ou seja foi uma advogada/corretora.
No dia marcado assinamos direto a escritura pública em um cartório próximo a agência onde tenho conta e após isso, fiz a transferência do valor combinado ao vendedor. De posse da escritura pública fui até o registro de imóveis para registrar a escritura e passar o imóvel para meu nome.
Nesta transação aprendi o valor de um bom advogado e da educação financeira que aprendi aqui no site, pois nada melhor que pagar as coisas a vista, não devo nada para ninguém e ainda por cima consegui um ótimo desconto no imóvel.
Espero que isso ajude!