Olá a todos,
Não sou muito de escrever por aqui, muito de vez em nunca apareço, porém sou leitor assíduo.
Além de acompanhar toda a parte financeira, tenho acompanhado também toda a questão de "filosofia de vida" que tem se desenvolvido aqui. Vou "chover no molhado" e comentar brevemente uma experiência recente, mas que ilustra bem oq o pessoal tem discutido aqui.
Minha filha nasceu prematuramente essa semana, de 7 meses e uns dias. Minha esposa já está em casa e está se recuperando bem. A bebê, obviamente, ainda está no hospital, mas as notícias tem sido boas. Bom, confirmei na prática oq eu já sabia e já fazemos há tempos. Deixo para quem quiser ler e como "sugestões" para os novatos:
Da parte financeira:
- Tenha RE. Conseguimos comprar muitas coisas que precisávamos, inclusive os moveis. E agora, com o parto repentino, já estou comprando oq falta. Sem dor de cabeça, sem preocupação e com margem de negociação.
- Poupe. Minha esposa e eu poupamos há anos. Nossa filha está chegando em um momento estável para nós. Estamos pensando inclusive em reduzir nossas cargas de trabalho, sem que isso seja um problema ou prejudique demais nossos aportes e nossa vida geral.
- Seja "simples". Há uma indústria do consumismo. Compre apenas aquilo oq realmente for necessário.
Da parte familiar:
- O @Bastter tem razão. O que tem que realmente nos estressar é doença na família. O resto não importa muito. Dinheiro é importante, mas saber que minha filha está cada dia melhor, não tem preço.
- Tenha um bom plano. Sempre ouvi de muita gente que gostaria de ter um plano padrão apartamento para essas ocasiões, como parto. Óbvio que é um conforto extra (o nosso é enfermaria). Mas um bom CTI vale muito, muito, muito mais. Minha filha foi internada na UTI Neonatal sem nenhum problema para nós. Agora já está na parte de Cuidados Intermediários. Está muito bem tratada lá.
Das outras coisas:
- Pratique esportes. Todo o esporte que pratiquei nos ultimos anos está me ajudando a suportar melhor o desgaste físico e emocional que estou passando.
- Cultive os bons e verdadeiros amigos, eles aparecerão nos momentos de dificuldade.
- Se vc tiver alguma fé, cultive-a sempre.
- Planeje o máximo possível e seja organizado. Mas esteja pronto para mudar tudo (foi o nosso caso).
- Paciência não é uma virtude. É uma habilidade. Podemos praticar (e estou fazendo isso como nunca).
Desculpem o texto longo, mas eu queria compartilhar essa.
Aproveito para a agradecer as boas leituras que tenho aqui também.
Quando nossa filha vier para casa (espero que logo), volto aqui pra contar.
[hehe]