Desculpem se o tópico está no local errado, fiquei na dúvida se aqui ou na área de imóveis, como a dúvida não é em relação a imóveis em si, mas em relação a financiamento de uma forma geral achei mais adequado aqui.
Minha dúvida é se faz diferença no valor total pago, se um financiamento for em X meses, mas consiga adiantar as parcelas com todo dinheiro novo de forma que termine de pagar em Y meses (Y < X) ou fazer o financiamento em Y meses desde o começo e não adiantar nada, de forma que se termine também em Y meses?
Um exemplo numérico para ficar mais claro:
Opção 1: Financiar em 100x, mas adiantar com todo dinheiro novo de forma que se consiga concluir o financiamento em 50 meses.
Opção 2: Financiar desde o começo em 50x e não adiantar nada, de forma que o financiamento também se conclua em 50 meses.
Há diferença no valor total pago entre as duas opções?
Pq se não houver diferença, acredito ser melhor dividir na maior quantidade de vezes possível, para o valor da parcela ficar menor, e diminuir o risco de não conseguir pagar uma determinada parcela e com todo dinheiro novo adiantar os valores comprando tempo, correto?