Data original: 08/03/2018
O controle ilusorio de risco aumenta muito o risco.
Exemplo
- Vou aplicar em CDB de banquinho = Risco alto
- Vou aplicar em CDB de banquinho e acompanhar os balanços do banco para ver se o banco ta bem = Risco enorme, muito mais alto
Na primeira situação a pessoa tem ciencia do risco e se não tiver o cerebro tomado por meleca, investe só o que pode perder. Se não tiver meleca no cerebro não investe em CDB de banquinho, mas estou usando de exemplo. Na segunda situação o esperto acha que consegue controlar situação financeira de banco e aí investe mais do que pode perder, porque acha que seu controle de risco adianta para alguma coisa. O Creu do banco acontece da noite para o dia e quando o esperto fica sabendo ja foi.
O controle de risco da grande maioria é falho porque é baseado nos seus estudos e no que ele acha que vai acontecer, e pior, no melhor cenário.
Controle de risco tem de ser sempre baseado no pior cenário, se tudo der errado, se eu perder tudo. Assim que se faz controle de risco que acaba levando a não colocar uma parte grande do seu patrimonio em nenhum ativo (com exceção de imoveis para moradia que não há como evitar na maior parte dos casos se for esta a vontade da família)
Outra ilusão comum pe achar que o risco diminui porque se estuda muito o ativo.
Ativo tem risco X
Dediquei minha vida a estudá-lo, 20 horas de estudo por dia, 2 anos. Qual o risco do ativo = X
O risco não muda porque você estuda mais o ativo. O que não quer dizer que deva se investir em qualquer coisa sem saber o que ta fazendo. Estudar e conhecer o que vamos investir coloca as chances a nosso favor mas não muda as características do ativo nem seu risco.
No mais corretoras, bancos, etc você pode dedicar sua vida a acompanhá-los. Vai dormir com a empresa 100% e vai acordar com ela quebrada. Quando você fica sabendo já foi, já era.
Mais uma vez concluimos que só a diversificação salva!