9 Previdência Complementar + 13° comentada em 12/03/2018 10:17 Imposto de Renda felipesh25 em 09/03/18 9:06 comentada em 12/03/2018 10:17 @Buy_and_hold64Tenho um plano de Previdência Complementar da empresa e estou com a seguinte dúvida.Onde declarar a parcela da contribuição referentes ao 13° salário?As contribuições normais sei que são declaradas na ficha "Pagamentos Efetuados", código 36 - Previdência Complementar.Esta parcela é informada separada das demais contribuições por ser oriunda do 13°, que tem o IR retido na fonte.Já me foi dito pela empresa (Previdência Complementar) que este valor não deve ser somado.E nem sequer declarado.Simplesmente some!Será que é isso mesmo?Alguém mais já passou por isso?Parece que esta regra foi alterada faz uns 2 anos.Estava pesquisando em outros tópicos e não achei esta duvida em específico.Achei uma que explica a tributação do 13° nos FAQs apenas." target="_blank"> Bastter.com - Grupos - Forum Imposto de Renda - Imposto de renda retido do 13º pelo "INSS"