Olá, pessoal. É a primeira pergunta que faço aqui na Bastter então tenham um pouco de paciência, por favor.
Eu tenho duas últimas dúvidas para completar a minha declaração.
Durante o ano de 2017, foi o primeiro ano que realmente me empenhei em montar a minha carteira com ações diversificadas e, por ser iniciante, fiz algumas escolhas equivocadas no começo, antes de conhecer na Bastter e, por isso, vendi alguns ativos ao longo do ano, sempre abaixo do limite de isenção, ou seja, menos de 20 mil por mês.
Inclusive, juntando todas as operações indicadas no meu controle pessoal, acabei tendo um prejuízo de aproximadamente 600 reais ao longo do ano com essas operações de compra e venda de empresa que já não estão na minha carteira.
Minha primeira pergunta é a seguinte: eu devo preencher a aba renda variável para operações comuns, indicando o lucro/ prejuízo de cada mês, ou essa aba se destina apenas para operações que ultrapassaram os 20 mil reais mensais?
Minha segunda pergunta: como tive prejuízo e não é possível colocar na aba de rendimentos isentos e não tributáveis valor negativo, eu não poderei compensar esse prejuízo posteriormente, caso venda acima de 20 mil com lucro?
Muito obrigado e conto com a paciência do pessoal que é mais experiente.
P.S.: Eu já procurei no FAQ do imposto de renda, mas as perguntas que estão lá são muito mais complexas do que essa e, aparentemente, ninguém teve essa dúvida antes.