Boa noite a todos !
Sardinha, novo na Bastter, estreando neste forum e tentando aprender.
Convencido do B&H. Já com reservas de emergência. Dinheiro em Tesouro SELIC.
Gostaria que os moderadores comentassem sobre:
1) A validade da aplicação no mercado brasileiro, dos critérios de Benjamin Graham (
7 Value Stock Criteria from Benjamin Graham) no garimpo de ações sub-precificadas de boas empresas, especificamente em um cenário de possível desaceleração temporânea da alta do mercado de ações no país.
2) Independentemente da resposta de 1), gostaria que comentassem cada critério de Graham conforme abaixo:
No. 1: Em outros carnavais, já ouvi o Bastter comentar que empresas de rating não são na verdade independentes e isentas e portanto, não seriam confiáveis para análise de ações. Independentemente disso, o critério “Earnings and Dividend Rating” teria utilidade na análise de ações no país? Qual?
No. 2 e No. 3: Favor comparar : “Total Debt to Current Asset ratios of less than 1.10.” e “current assets divided by current liabilities … to find companies with ratios over 1.50” com Dívida Bruta / Patrimônio Líquido (…“De qualquer forma, pode-se utilizar 0,50 como um valor arbitrário de análise considerando a princípio que acima disso é onde temos que começar a prestar atenção nas dívidas da empresa”) -
Bastter.com - Iniciante
No. 5: Favor confirmar se: “P/L – Preço / Lucro (...“Índice preço/lucro. Sua fórmula de cálculo é: Cotação da Ação / Lucro por Ação”)” – dito bastter – é o mesmo que “earnings per share (P/E) ratios of 9.0 or less”. Caso sejam a mesma coisa, favor comentar a razão 9.0 para o mercado brasileiro.
No. 6: Favor comentar o “Book Value”, como obter estes valores e o que Graham quis dizer com: “...the most recent book value per share for a company.” Que período deve ser analizado? 1 mês ? 2 ? 6 meses?
No. 7: De novo, já ouvi o Bastter em algum lugar dizer que empresa que paga dividendos “enfraquece” seu caixa para investir e, em última análise, deprecia o valor real de sua ação (principalmente a ON). Neste sentido, Graham vai de encontro ao Bastter. Gostaria de um comentário.
O último comentário de Graham tem a ver com mercado, gestão e governança. Por que o preço da ação está abaixo do que ela vale, ou é uma “barganha” como ele descreve, deve ser uma questão difícil de responder. Quem considera diferente, acho que tem boas chances de perder dinheiro nessa compra. Vcs teriam um “caminho das pedras” para tornar essa análise menos ardua?
Obrigado a todos,
No aguardo
Slon